EXPERIENCIA(S) ESPACIALES EN IMÁGENES: LINEAS DE FUGA ENTRE PINTURAS, FOTOGRAFIAS Y VIDEO

Autores

  • Sandra GOMEZ Maestría en Educación, orientación en Ciencias Sociales de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Tandil, Argentina.

Palavras-chave:

experiência estética, fotografias, pintura, geografia escolar

Resumo

Neste trabalho, aspiramos à possibilidade de entrar em diálogo com a Geografia, a Arte e a Educação em ações de reconstrução, para imaginar e revelar os sentidos da questão ambiental. A intenção é promover a experiência estética por diferentes itinerários, abordando a realidade por meio de imagens. Apresentamos os resultados da pesquisa que teve por objetivo investigar modos de habitar as imagens como pensamentos visuais, com a mobilização da sensibilidade dos sujeitos, a partir da abertura e da introdução à imaginação e à criação de espacialidades - como uma possibilidade de pensamento e de experiência visual. Para tanto, apresentamos os registros das diferentes formas de olhar para as questões ambientais, que surgiram a partir de diferentes experiências realizadas com os alunos da Educação Básica e do Ensino Superior Secundário da cidade de Tandil - Argentina. As composições escapam à linearidade espacial, convidando-nos a viajar, a sentir distâncias de escoamento existente entre as fronteiras, entre o real e o fantástico, entre o indivisível e o invisível, entre o racional e o emocional, entre a verdade e a confabulação rumo a uma Geografia possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-12

Como Citar

GOMEZ, S. EXPERIENCIA(S) ESPACIALES EN IMÁGENES: LINEAS DE FUGA ENTRE PINTURAS, FOTOGRAFIAS Y VIDEO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/35044. Acesso em: 31 ago. 2024.