A Educação do Campo e o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59442

Palavras-chave:

Educação do Campo, Covid-19, Desigualdades Educacionais, Políticas Públicas

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar os impactos e as desigualdades educacionais com o uso das tecnologias do modelo emergencial de educação nesse período de Pandemia da Covid-19, na modalidade de Educação do Campo, no contexto do estado da Bahia. Para isso, foi elaborado um questionário conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, com perguntas abertas e fechadas e aplicado a 756 educadores da educação básica e superior do estado da Bahia, em tempos do Covid-19. o método utilizado para a análise dos dados foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados da pesquisa demonstraram que existem carências nos investimentos das políticas públicas educacionais e, principalmente, na Educação do Campo. Além disso, fica evidente a precarização docente, por meio de contratos de trabalho sem o mínimo direito para o exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile de Souza Soares, UESB

Pedagoga pela UNEB; Mestranda do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Antônio Domingos Moreira

Graduado em Pedagogia; Especialista em Agroecologia – IF Baiano; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB), Membro do Grupo do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) e Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.

Adenilson Souza Cunha Júnior

Licenciado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ARROYO, M. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, vol.31, n.113, p. 1381-1416, 2010.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 28 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 jun. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12759-resolucoes-ceb-2008. Acesso em 16 jun. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Decreto legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Diário oficial da União. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jun. 2020.

BAHIA. RESOLUÇÃO CEE N.º 37 de 18 de maio de 2020. Diário Oficial do estado da Bahia, de 21 de maio de 2020. Secretaria Estadual de Educação. 2020. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_37_2020_NORMA S_COMPLEMENTARES_revisada_CDE_mesclado.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

BAHIA. Resolução CNE/CES n.1 de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2001, seção 1, p.12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde, Rio de Janeiro, v.7 nº1, p 35-64, mar/jun. 2009.

CAMPBELL, A. M. An increasing risk of family violence during the COVID-19 pandemic: Strengthening community collaborations to save lives. Forensic Science International: Reports, 2, December 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2665910720300384?via%3Dihub. Acesso em: 12 fev. 2021.

CAMPELLO, T. et al. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. especial 3, p. 54-66, novembro 2018.

CETIC. TICs Domicílios 2019. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 12 fev. 2021.

CORONAVÍRUS BRASIL COVID-19. Painel Coronavírus. Atualizado em: 11/02/2021 19:40. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso e: 11 fev. 2021.

DAVIS, M., et al: Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.

FARIAS, M. N.; JUNIOR, J. D. L. Vulnerabilidade social e Covid-19: considerações a partir da terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/, 2020. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2778 Acesso em: 12 jan. 2021.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C.. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. No. 09, jul./dez. 2011.

GEPEMDECC - Grupo de estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem. Os Impactos das tecnologias Educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no Estado da Bahia no Contexto da pandemia de Covid-19. Vitória da Conquista-BA; Maio, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE Educa Jovens (2020). Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acesso em: 02 jun. 2020.

IBGE Educa Jovens (2020). Conheça o Brasil – População Educação. Disponível em: < https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html>. Acesso em: 02 jul. 2020.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Revisão de Célia Neves. Editora Paz e Terra S. A- Rio de Janeiro; 1997. Impresso no Brasil.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Boitempo editorial, 2º reimp. 2008.

MARX, K..; ENGELS, F. O manifesto Comunista. Fonte digital: Rocket Edition, 1999.

MÉSZÁROS, I. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. 2º ed.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PIRES, L. L.; CARVALHO, L; XAVIER, L. L. (2020). COVID-19 e Desigualdade no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340452851_COVID-19_e_Desigualdade_no_Brasil. Acesso em: 01 fev. 2021.

RIBEIRO, R. M. et al. Políticas Públicas como forma de minimizar a desigualdade digital evidenciada pela Pandemia. VII CONEDU- Congresso Nacional de Educação, Maceió- AL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7309_01102020184941.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.

SANTOS, A. R. dos. Aliança (neo) desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: movimentos sociais e reforma agrária do consenso. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, A. R. dos; NUNES, C. P. Reflexões sobre Políticas Públicas Educacionais para o Campo no contexto brasileiro. Editora Edufba : Salvador – Ba. 2020. (no prelo).

SECRETARIA DE SAÚDE DA BAHIA. Painel Coronavírus. Atualizado em: 11/02/2021. Acesso em: http://www.saude.ba.gov.br/. Acesso em: 11 fev. 2021.

SPIRKINE, A. YAKHOT, O. Princípios do Materialismo Histórico. S. São Paulo: Estampa, 1975.

VENTURINI, A. D. B.; MEDEIROS, L. M. Políticas públicas educacionais e o uso das tecnologias no atendimento educacional especializado. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. v. 14 nº 2, dezembro, 2016.

UNICEF (2020). Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-américa latina-e-caribe. Acesso em: 22 ago. 2020.

Sites consultados:

Faculdade Getúlio Vargas. Especialistas debatem transformação da educação em meio à pandemia de COVID-19. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/especialistas-debatem-transformacao-educacao-meio-pandemia-covid-19. Acesso em: 25 jul. 2020.

G1 (2019). Educação: 43% das escolas rurais não têm internet por falta de estrutura na região, diz pesquisa. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/07/18/43percent-das-escolas-rurais-nao-tem-internet-por-falta-de-estrutura-na-regiao-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

DE SOUZA SOARES, J.; DOMINGOS MOREIRA, A.; SOUZA CUNHA JÚNIOR, A. A Educação do Campo e o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 330–349, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59442. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59442. Acesso em: 22 jul. 2024.