Desafios na jornada docente: O aparecimento silencioso da Síndrome de Burnout
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59993Palavras-chave:
Desempenho profissional, Covi-19, Estresse, Saúde Ocupacional, Síndrome de BurnoutResumo
A crescente desistência da sala de aula tem demonstrado quão desgastada e desvalorizada tem se tornado a profissão docente. Junto a fatores de pressão por alto desempenho em meio a um cenário pandêmico, o sistema político-educacional produz colapsos psíquicos e físicos em seus profissionais. Discute-se muito acerca da efetividade do ensino e aprendizados dos discentes, contudo, pouco se aborda sobre as condições de trabalho e os reflexos na saúde dos professores. Este artigo tem por objetivo refletir sobre o desgaste dos professores e correlaciona-lo ao aparecimento da Síndrome de Burnout. Baseada em uma revisão de literatura, buscamos compreender e identificar os primeiros sintomas e as consequências físicas e emocionais geradas pelas condições do sistema educacional. O desgaste vocal, físico e mental, extensa jornada de trabalho, além da remuneração insatisfatória, reinvenção pedagógica diante do isolamento social, o não reconhecimento social e a pressão por alta performance em meio a pandemia do Covid-19, são algumas das supostas evidências que podem estar diretamente relacionadas ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista, v. 35, n. 78, p. 187-206, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.66134
ARVIDSSON, I. et al. Burnout among Swedish school teachers–a cross-sectional analysis. BMC public health, v. 16, n. 1, p. 823, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-016-3498-7
ASIKAINEN, H. et al. Learning profiles and their relation to study-related burnout and academic achievement among university students. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101781, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101781
BACCIN, E. V. C; SHIROMA, E. O. A intensificação e precarização do trabalho docente nos Institutos Federais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 129-150, set/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3619
BAPTISTA, M. N. et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 19, n. 1, p. 564-570, jan/mar, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15417
BRASFIELD, M. W; LANCASTER, C.; XU, Y. J. Wellness as a Mitigating Factor for Teacher Burnout. Journal of Education, v. 199, n. 3, p. 166-178, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177%2F0022057419864525
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/ dez. 1996. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 fev. 2020.
CAPELO, M. R. T. F. Vulnerability to stress, coping and burnout of Portuguese childhood educators. Educar em Revista, n. 64, p. 155-169, abr/jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49793
CHRISTIAN-BRANDT, A. S., SANTACROSE, D. E.; BARNETT, M. L. In the trauma-informed care trenches: Teacher compassion satisfaction, secondary traumatic stress, burnout, and intent to leave education within underserved elementary schools. Child Abuse & Neglect, 104437, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104437
CARDOSO, J. R. O professor do futuro: valorizar os professores, melhorar a educação. Lisboa: Clube do Livro. 2013. Disponível em : <http://recursos.bertrand.pt/recurso?id=9398594>. Acesso em : 25 abr. 2020.
CARLOTTO, M. S.; PALAZZO, L. S. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, mai. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500014
CODO, W (Coord.). Educação: carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: UNB, 2006.
CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. 2, n. 3, p. 43-54, 2015. Disponível em: <https://lajc.epn.edu.ec/index.php/LAJC/article/view/95/56>. Acesso em: 10 jan. 2020.
DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. K. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 263-275, mai/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002011
DALCIN, L.; CARLOTTO, M. S. Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 141-150, jan/abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018013718
DAUMILLER, M. et al. Shifting from face-to-face to online teaching during COVID-19: The role of university faculty achievement goals for attitudes towards this sudden change, and their relevance for burnout/engagement and student evaluations of teaching quality. Computers in Human Behavior, v. 118, p. 106677, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106677
DEMEROUTI, E. et al. The job demands-resources model of burnout. Journal of Applied psychology, v. 86, n. 3, p. 499-512, jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.86.3.499
DORCET, A.; NETOLICKY, D.; TIMMERS, K.; TUSCANO, F. (2020). Independent report to written to inform the work of education international and UNESCO. Disponível em : <http://issuu.com/educationinternational/docs/research/2020_covid-19_eng>. Acesso em: 15 fev. 2020
DWIVEDI, Y. K. et al. Impact of COVID-19 pandemic on information management research and practice: Transforming education, work and life. International Journal of Information Management, v. 55, p. 102211, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102211
FARIA, L. E. M. Conselho de Classe – A visão de professores sobre a educação no Brasil; Fundação Lemann Ernesto Martins Faria. Pinheiros. São Paulo, 2015.
FERDIG, R.E.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R.; MOUZA, C. Teaching, Technology, and Teacher Education during the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2020. Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/216903/>. Acesso em: nov. 2020.
FILLIS, M. M. A. et al. Frequência de problemas vocais autorreferidos e fatores ocupacionais associados em professores da educação básica de Londrina, Paraná, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 1, p. e00026015, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00026015
GOEBEL, D. K.; CARLOTTO, M. S. Preditores sociodemográficos, laborais e psicossociais daSíndrome de Burnout em docentes de educação a distância. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 37, n. 2, p. 295-311, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886
HERMAN, K. C. et al. Profiles of middle school teacher stress and coping: Concurrent and prospective correlates. Journal of School Psychology, v. 78, p. 54-68, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2019.11.003
HOD, K. et al. Burnout, but not job strain, is associated with irritable bowel syndrome in working adults. Journal of Psychosomatic Research, v. 134, p. 110121, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2020.110121
KARJALAINEN, S. et al. Pilot Study on the Relationship between Primary-School Teachers’ Well-Being and the Acoustics of their Classrooms. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 6, p. 2083, mar, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17062083
KYRIACOU, C.; CHIEN, P.Y. Teacher stress in Taiwanese primary schools. The Journal of Educational Enquiry, v. 5, n. 2, jun. 2004. DOI: https://ojs.unisa.edu.au/index.php/EDEQ/article/view/511
KORN, G. P. et al. Vocal symptoms and associated risk factors between male and female university teachers. International archives of otorhinolaryngology, v. 22, n. 03, p. 271-279, ago, 2018. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0037-1606604
LAPO, F. R; BUENO. B.O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118 p. 65-88, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004
LA VELLE, L. et al. Initial teacher education in England and the Covid-19 pandemic: challenges and opportunities. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 596-608, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1803051
LEE, Y. R.; KIM, H.R.; LEE, S. Effect of teacher’s working conditions on voice disorder in Korea: a nationwide survey. Annals of occupational and environmental medicine, v. 30, n.43, p. 1-10, jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s40557-018-0254-8
LEITER, M. P.; MASLACH, C.; FRAME, K. Burnout. The encyclopedia of clinical psychology, p. 1-7, jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118625392.wbecp142
LIVARI, N.; SHARMA, S.; VENTÄ-OLKKONEN, L. Digital transformation of everyday life–How COVID-19 pandemic transformed the basic education of the young generation and why information management research should care?. International Journal of Information Management, v. 55, p. 102183, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102183
MAY, R. W. et al. School burnout is related to sleep quality and perseverative cognition regulation at bedtime in young adults. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101821, feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2020.101821
GARGIA. I. M,; GIL FLORES, J. Explicación de la satisfacción en la dirección escolar a partir del desempeño de la función directiva. Education in the Knowledge Society, v. 19, n. 1, p. 77-95, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.14201/eks20171825969
MASLACH, C.; GOLDBERG, J. Prevention of burnout: news perspectives. Applied & Preventive Psychology, v. 7, v. 1, p. 63-74, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0962-1849(98)80022-X
MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of organizational behavior, v. 2, n. 2, p. 99-113, abr. 1981. DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205
MASSON, M. L. V. et al. Em busca do reconhecimento do distúrbio de voz como doença relacionada ao trabalho: movimento histórico-político. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n.3, p. 805-816, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.00502017
MEDEIROS, A. M; VIEIRA, M.T. Distúrbio de voz como doença relacionada ao trabalho no Brasil: reconhecimento e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 10, p. e00174219, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00174219
MERAZZI, C. Apprendre à vivre les conflits: une tâche de la formation des enseignants. European Journal of Teacher Educatio, v. 6, n. 2, p. 101-105, 1983. DOI: https://doi.org/10.1080/0261976830060202
MEREDITH, C. et al. Burnout contagion’among teachers: A social network approach. Journal of Occupational and Organizational Psychology, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/joop.12296
MILLÁN, A.; CALVANESE, N.; D'AUBETERRE, M. E. Condiciones de trabajo, estrés laboral, dependencia universitaria y bienestar psicológico en docentes universitarios. Revista de Docencia Universitaria, v. 15, n. 1, p. 195-218, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2017.6009
NEVES, M.Y. R.; SILVA, E. S. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 63-75, jul. 2006. DOI: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844611007
NIEMI, H. M.; KOUSA, P. A case study of students’ and teachers’ perceptions in a Finnish high school during the COVID pandemic. International journal of technology in education and science., v. 4, n. 4, p. 352-369, 2020. DOI: https://doi.org/10.46328/ijtes.v4i4.167
OLIVEIRA, A. D. S. D., PEREIRA. M. S., LIMA, L. M. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional. v. 21, n. 3, 609-619, set/dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111132
OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, n. 108, p. 555-578, jul/sep. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885
PELLERONE, M. et al. Burnout and Self-Perceived Instructional Competence: An Exploratory Study of a Group of Italian Female Elementary School Teachers. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 4, p. 1356, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17041356
PENTEADO, R. Z; SOUZA NETO, S. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 135-153, jan/mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180304
PEREIRA, A. A. G; MORGADO, E. M. G.; LEONIDO, L. Stress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgaste. Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 30-40, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.37334/ricts.v2i4.26
PRASOJO, L. D. et al. Teachers burnout: A SEM analysis in an Asian context. Heliyon, v. 6, n. 1, p. e03144, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e03144
POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia escolar e educacional, v. 9, n. 2, p. 303-312, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
POSADA-QUINTERO, H. F. et al. Analysis of Risk Factors and Symptoms of Burnout Syndrome in Colombian School Teachers under Statutes 2277 and 1278 Using Machine Learning Interpretation. Social Sciences, v. 9, n. 3, p. 30, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci9030030
RAUFELDER, D. et al. Students’ perception of “good” and “bad” teachers—Results of a qualitative thematic analysis with German adolescents. International Journal of Educational Research, v. 75, p. 31-44, nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2015.11.004
REINKE, W. M. et al. The Brief Classroom Interaction Observation–Revised: An observation system to inform and increase teacher use of universal classroom management practices. Journal of Positive Behavior Interventions, v. 17, n. 3, p. 159-169, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1098300715570640
RISTUM, M. A violência doméstica contra crianças e as implicações da escola. Temas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 231-242, jun. 2010. Disponível em : <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751435019>. Acesso em : 13 jun.2020.
ROSOW, D. E. et al. The economic impact of vocal attrition in public school teachers in Miami‐Dade County. The Laryngoscope, v. 126, n. 3, p. 665-671, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/lary.25513
RYAN, S. V. et al. Leaving the teaching profession: The role of teacher stress and educational accountability policies on turnover intent. Teaching and Teacher Education, v. 66, p. 1-11, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.03.016
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
SHACKLETON, N. et al. Teacher burnout and contextual and compositional elements of school environment. Journal of school health, v. 89, n. 12, p. 977-993, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.12839
SILVA, S. M. F.; OLIVEIRA, A. F. Burnout em professores universitários do ensino particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019017785
SILVA, G.; SILVA, A.V.; GOMES, S. E. P. O discurso da qualidade na educação: a voz dos professores. Retratos da Escola, v. 13, n. 27, p. 799-815, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.978
SOKAL, L.; TRUDEL, L. E.; BABB, J. Canadian teachers’ attitudes toward change, efficacy, and burnout during the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100016, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100016
SOUZA FILHO, P. R. T.; CAMPANI, F.; CÂMARA, S. G. Work Environment and Burnout in Primary Care Health Workers: the mediating role of Social Well-Being. Quaderns de Psicologia, v. 21, n. 1, p. e1475, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1475
TAN, W. et al.. A novel coronavirus genome identified in a cluster of pneumonia cases—Wuhan, China 2019 − 2020. China CDC Weekly, v. 2, n. 4, p. 61–62. http://weekly.chinacdc.cn/en/article/doi/10.46234/ccdcw2020.017 Acesso em: 10 fev. 2020.
TEIXEIRA C. S. ; SCHUCK, R. J. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão: uma proposta de ensinode Língua Portuguesa no Ensino Médio. Olhares & Trilhas, v. 22, n. 3, p. 418-432, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887
TRIGO, T. R.; TENG, C. T.; HALLAK, J. E. C. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry, v. 34, n. 5, p. 223-233, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004
VERTANEN-GREIS, H.; LÖYTTYNIEMI, E.; UITTI, J. Voice disorders are associated with stress among teachers: A cross-sectional study in Finland. Journal of Voice, v. 34, n. 3, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.08.021
VON DER EMBSE, N. P. et al. Initial development and factor structure of the Educator Test Stress Inventory. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 33, n. 3, p. 223-237, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177%2F0734282914548329
WANG, S.; RUBIE-DAVIES, C. M.; MEISSEL, K. The stability and trajectories of teacher expectations: Student achievement level as a moderator. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101819, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101819
WEKENBORG, M. K. et al. Examining reactivity patterns in burnout and other indicators of chronic stress. Psychoneuroendocrinology, v. 106, p. 195-205, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2019.04.002
WINGO, N. P.; IVANKOVA, N. V.; MOSS, J. A. Faculty perceptions about teaching online: Exploring the literature using the technology acceptance model as an organizing framework. Online Learning, v. 21, n. 1, p. 15-35, mar. 2017. Disponível em:<https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1140242.pdf >.Acesso em: 23 jul. 2020.
WISNIEWSKI, L.; GARGIULO, R. M. Occupational stress and burnout among special educators: a review of the literature. The Journal of Special Education, v. 31, n. 3, p. 325-349, mai. 1997. DOI: https://doi.org/10.1177%2F002246699703100303
WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2019. Burn-out an “occupational phenomenon”: International Classification of Diseases. World Health Organization, Geneva, Switzerland, 2019. Disponível em: DOI: https://www.who.int/mental_health/evidence/burn-out/en/. Acesso em: 10 fev. 2020.
ZENG, L. N. et al. Prevalence of burnout in mental health nurses in China: A meta-analysis of observational studies. Archives of Psychiatric Nursing, v. 34, n. 3, p. 141-148, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apnu.2020.03.006
ZHANG, L. G.; LI, L.; SUN, Y. L. A study of the relationships between occupational stress career calling and occupational burnout among primary teachers. Chinese Journal of Industrial Hygiene and Occupational Diseases, v. 38, n. 2, p. 107-110, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.3760/cma.j.issn.1001-9391.2020.02.006
ZHU, M. et al. The relationship between teacher self-concept, teacher efficacy and burnout. Teachers and Teaching, v. 24, n. 7, p. 788-801, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1483913
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.