Desafios na jornada docente: O aparecimento silencioso da Síndrome de Burnout

Autores

  • Dalila Ifes
  • Wilian Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59993

Palavras-chave:

Desempenho profissional, Covi-19, Estresse, Saúde Ocupacional, Síndrome de Burnout

Resumo

A crescente desistência da sala de aula tem demonstrado quão desgastada e desvalorizada tem se tornado a profissão docente. Junto a fatores de pressão por alto desempenho em meio a um cenário pandêmico, o sistema político-educacional produz colapsos psíquicos e físicos em seus profissionais. Discute-se muito acerca da efetividade do ensino e aprendizados dos discentes, contudo,  pouco  se  aborda sobre as condições de trabalho e os reflexos na saúde dos  professores. Este artigo tem   por  objetivo   refletir   sobre   o desgaste dos professores e correlaciona-lo ao aparecimento  da Síndrome de Burnout. Baseada em uma revisão de literatura, buscamos compreender e identificar os primeiros sintomas e as consequências físicas e emocionais geradas pelas condições do sistema educacional. O desgaste vocal, físico e mental, extensa jornada de trabalho, além da remuneração insatisfatória, reinvenção pedagógica diante do isolamento social, o não reconhecimento social e a pressão por alta performance em meio a pandemia do Covid-19, são algumas das  supostas evidências que podem estar diretamente relacionadas ao  desenvolvimento da síndrome de Burnout.

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Biografia do Autor

Dalila, Ifes

Dalila da Costa Gonçalves

 

ORCID 0000-0003-3802-2398

 Licenciada em Ciências Agrícolas Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Itapina), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Alegre). Email: dalilant@hotmail.com.  

Rodovia Br 482, Km 47 s/n, Alegre - ES, 29520-000

Wilian, Universidade Federal do Espírito Santo

MSc. Wilian Rodrigues Ribeiro

ORCID 0000-0003-0711-7669

Doutorando em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES). Email: wilianrodrigues@msn.com

Alto Universitário, S/N Guararema, Alegre - ES, 29500-000

Débora, Universidade Federal do Espírito Santo

MSc. Débora Cristina Gonçalves

ORCID 0000-0002-2439-0483

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito santo - Campus Alegre. Email:binhamg20@gmail.com

Alto Universitário, S/N Guararema, Alegre - ES, 29500-000

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2021-06-28

Como Citar

GONÇALVES, D. D. C.; RIBEIRO, W.; GONÇALVES, D. Desafios na jornada docente: O aparecimento silencioso da Síndrome de Burnout. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 907–927, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59993. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59993. Acesso em: 22 dez. 2024.