Os Docentes e as relações entre trabalho remoto e competências socioemocionais na pandemia de Covid-19

Autores

  • LUIZ GONZAGA LAPA JUNIOR Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60157

Palavras-chave:

Trabalho remoto, competências socioemocionais, docente, transdisciplinaridade, pandemia de covid-19

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar percepções do trabalho remoto e competências socioemocionais de docentes de um município do Estado de Goiás. Para as percepções do trabalho remoto foi construído um questionário específico e utilizou-se a Escala de Competências Socioemocionais no Brasil de Macêdo e Silva (2020). Participaram 168 docentes com a presença majoritária no gênero feminino (N=146). Os resultados apontam uma forte associação entre manter o autocontrole nas emoções e a capacidade de manter um desempenho profissional satisfatório em situações de estresse (regulação emocional). Ficou evidenciado que as variáveis: idade e estado civil são preditoras do trabalho remoto. Indicam-se novas investigações e estudos em outras culturas e regiões do país.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

LAPA JUNIOR, L. G. Os Docentes e as relações entre trabalho remoto e competências socioemocionais na pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 631–643, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60157. Acesso em: 22 jul. 2024.