Desafios na jornada docente: O aparecimento silencioso da Síndrome de Burnout

Autores

  • Dalila Ifes
  • Wilian Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59993

Palavras-chave:

Desempenho profissional, Covi-19, Estresse, Saúde Ocupacional, Síndrome de Burnout

Resumo

A crescente desistência da sala de aula tem demonstrado quão desgastada e desvalorizada tem se tornado a profissão docente. Junto a fatores de pressão por alto desempenho em meio a um cenário pandêmico, o sistema político-educacional produz colapsos psíquicos e físicos em seus profissionais. Discute-se muito acerca da efetividade do ensino e aprendizados dos discentes, contudo,  pouco  se  aborda sobre as condições de trabalho e os reflexos na saúde dos  professores. Este artigo tem   por  objetivo   refletir   sobre   o desgaste dos professores e correlaciona-lo ao aparecimento  da Síndrome de Burnout. Baseada em uma revisão de literatura, buscamos compreender e identificar os primeiros sintomas e as consequências físicas e emocionais geradas pelas condições do sistema educacional. O desgaste vocal, físico e mental, extensa jornada de trabalho, além da remuneração insatisfatória, reinvenção pedagógica diante do isolamento social, o não reconhecimento social e a pressão por alta performance em meio a pandemia do Covid-19, são algumas das  supostas evidências que podem estar diretamente relacionadas ao  desenvolvimento da síndrome de Burnout.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila, Ifes

Dalila da Costa Gonçalves

 

ORCID 0000-0003-3802-2398

 Licenciada em Ciências Agrícolas Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Itapina), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Alegre). Email: dalilant@hotmail.com.  

Rodovia Br 482, Km 47 s/n, Alegre - ES, 29520-000

Wilian, Universidade Federal do Espírito Santo

MSc. Wilian Rodrigues Ribeiro

ORCID 0000-0003-0711-7669

Doutorando em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES). Email: wilianrodrigues@msn.com

Alto Universitário, S/N Guararema, Alegre - ES, 29500-000

Débora, Universidade Federal do Espírito Santo

MSc. Débora Cristina Gonçalves

ORCID 0000-0002-2439-0483

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito santo - Campus Alegre. Email:binhamg20@gmail.com

Alto Universitário, S/N Guararema, Alegre - ES, 29500-000

Referências

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista, v. 35, n. 78, p. 187-206, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.66134

ARVIDSSON, I. et al. Burnout among Swedish school teachers–a cross-sectional analysis. BMC public health, v. 16, n. 1, p. 823, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-016-3498-7

ASIKAINEN, H. et al. Learning profiles and their relation to study-related burnout and academic achievement among university students. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101781, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101781

BACCIN, E. V. C; SHIROMA, E. O. A intensificação e precarização do trabalho docente nos Institutos Federais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 129-150, set/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3619

BAPTISTA, M. N. et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 19, n. 1, p. 564-570, jan/mar, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15417

BRASFIELD, M. W; LANCASTER, C.; XU, Y. J. Wellness as a Mitigating Factor for Teacher Burnout. Journal of Education, v. 199, n. 3, p. 166-178, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177%2F0022057419864525

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/ dez. 1996. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 fev. 2020.

CAPELO, M. R. T. F. Vulnerability to stress, coping and burnout of Portuguese childhood educators. Educar em Revista, n. 64, p. 155-169, abr/jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49793

CHRISTIAN-BRANDT, A. S., SANTACROSE, D. E.; BARNETT, M. L. In the trauma-informed care trenches: Teacher compassion satisfaction, secondary traumatic stress, burnout, and intent to leave education within underserved elementary schools. Child Abuse & Neglect, 104437, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104437

CARDOSO, J. R. O professor do futuro: valorizar os professores, melhorar a educação. Lisboa: Clube do Livro. 2013. Disponível em : <http://recursos.bertrand.pt/recurso?id=9398594>. Acesso em : 25 abr. 2020.

CARLOTTO, M. S.; PALAZZO, L. S. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, mai. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500014

CODO, W (Coord.). Educação: carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: UNB, 2006.

CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. 2, n. 3, p. 43-54, 2015. Disponível em: <https://lajc.epn.edu.ec/index.php/LAJC/article/view/95/56>. Acesso em: 10 jan. 2020.

DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. K. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 263-275, mai/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002011

DALCIN, L.; CARLOTTO, M. S. Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 141-150, jan/abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018013718

DAUMILLER, M. et al. Shifting from face-to-face to online teaching during COVID-19: The role of university faculty achievement goals for attitudes towards this sudden change, and their relevance for burnout/engagement and student evaluations of teaching quality. Computers in Human Behavior, v. 118, p. 106677, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106677

DEMEROUTI, E. et al. The job demands-resources model of burnout. Journal of Applied psychology, v. 86, n. 3, p. 499-512, jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.86.3.499

DORCET, A.; NETOLICKY, D.; TIMMERS, K.; TUSCANO, F. (2020). Independent report to written to inform the work of education international and UNESCO. Disponível em : <http://issuu.com/educationinternational/docs/research/2020_covid-19_eng>. Acesso em: 15 fev. 2020

DWIVEDI, Y. K. et al. Impact of COVID-19 pandemic on information management research and practice: Transforming education, work and life. International Journal of Information Management, v. 55, p. 102211, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102211

FARIA, L. E. M. Conselho de Classe – A visão de professores sobre a educação no Brasil; Fundação Lemann Ernesto Martins Faria. Pinheiros. São Paulo, 2015.

FERDIG, R.E.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R.; MOUZA, C. Teaching, Technology, and Teacher Education during the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2020. Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/216903/>. Acesso em: nov. 2020.

FILLIS, M. M. A. et al. Frequência de problemas vocais autorreferidos e fatores ocupacionais associados em professores da educação básica de Londrina, Paraná, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 1, p. e00026015, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00026015

GOEBEL, D. K.; CARLOTTO, M. S. Preditores sociodemográficos, laborais e psicossociais daSíndrome de Burnout em docentes de educação a distância. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 37, n. 2, p. 295-311, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886

HERMAN, K. C. et al. Profiles of middle school teacher stress and coping: Concurrent and prospective correlates. Journal of School Psychology, v. 78, p. 54-68, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2019.11.003

HOD, K. et al. Burnout, but not job strain, is associated with irritable bowel syndrome in working adults. Journal of Psychosomatic Research, v. 134, p. 110121, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2020.110121

KARJALAINEN, S. et al. Pilot Study on the Relationship between Primary-School Teachers’ Well-Being and the Acoustics of their Classrooms. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 6, p. 2083, mar, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17062083

KYRIACOU, C.; CHIEN, P.Y. Teacher stress in Taiwanese primary schools. The Journal of Educational Enquiry, v. 5, n. 2, jun. 2004. DOI: https://ojs.unisa.edu.au/index.php/EDEQ/article/view/511

KORN, G. P. et al. Vocal symptoms and associated risk factors between male and female university teachers. International archives of otorhinolaryngology, v. 22, n. 03, p. 271-279, ago, 2018. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0037-1606604

LAPO, F. R; BUENO. B.O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118 p. 65-88, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004

LA VELLE, L. et al. Initial teacher education in England and the Covid-19 pandemic: challenges and opportunities. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 596-608, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1803051

LEE, Y. R.; KIM, H.R.; LEE, S. Effect of teacher’s working conditions on voice disorder in Korea: a nationwide survey. Annals of occupational and environmental medicine, v. 30, n.43, p. 1-10, jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s40557-018-0254-8

LEITER, M. P.; MASLACH, C.; FRAME, K. Burnout. The encyclopedia of clinical psychology, p. 1-7, jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118625392.wbecp142

LIVARI, N.; SHARMA, S.; VENTÄ-OLKKONEN, L. Digital transformation of everyday life–How COVID-19 pandemic transformed the basic education of the young generation and why information management research should care?. International Journal of Information Management, v. 55, p. 102183, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102183

MAY, R. W. et al. School burnout is related to sleep quality and perseverative cognition regulation at bedtime in young adults. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101821, feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2020.101821

GARGIA. I. M,; GIL FLORES, J. Explicación de la satisfacción en la dirección escolar a partir del desempeño de la función directiva. Education in the Knowledge Society, v. 19, n. 1, p. 77-95, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.14201/eks20171825969

MASLACH, C.; GOLDBERG, J. Prevention of burnout: news perspectives. Applied & Preventive Psychology, v. 7, v. 1, p. 63-74, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0962-1849(98)80022-X

MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of organizational behavior, v. 2, n. 2, p. 99-113, abr. 1981. DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205

MASSON, M. L. V. et al. Em busca do reconhecimento do distúrbio de voz como doença relacionada ao trabalho: movimento histórico-político. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n.3, p. 805-816, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.00502017

MEDEIROS, A. M; VIEIRA, M.T. Distúrbio de voz como doença relacionada ao trabalho no Brasil: reconhecimento e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 10, p. e00174219, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00174219

MERAZZI, C. Apprendre à vivre les conflits: une tâche de la formation des enseignants. European Journal of Teacher Educatio, v. 6, n. 2, p. 101-105, 1983. DOI: https://doi.org/10.1080/0261976830060202

MEREDITH, C. et al. Burnout contagion’among teachers: A social network approach. Journal of Occupational and Organizational Psychology, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/joop.12296

MILLÁN, A.; CALVANESE, N.; D'AUBETERRE, M. E. Condiciones de trabajo, estrés laboral, dependencia universitaria y bienestar psicológico en docentes universitarios. Revista de Docencia Universitaria, v. 15, n. 1, p. 195-218, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2017.6009

NEVES, M.Y. R.; SILVA, E. S. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 63-75, jul. 2006. DOI: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844611007

NIEMI, H. M.; KOUSA, P. A case study of students’ and teachers’ perceptions in a Finnish high school during the COVID pandemic. International journal of technology in education and science., v. 4, n. 4, p. 352-369, 2020. DOI: https://doi.org/10.46328/ijtes.v4i4.167

OLIVEIRA, A. D. S. D., PEREIRA. M. S., LIMA, L. M. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional. v. 21, n. 3, 609-619, set/dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111132

OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, n. 108, p. 555-578, jul/sep. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885

PELLERONE, M. et al. Burnout and Self-Perceived Instructional Competence: An Exploratory Study of a Group of Italian Female Elementary School Teachers. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 4, p. 1356, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17041356

PENTEADO, R. Z; SOUZA NETO, S. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 135-153, jan/mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180304

PEREIRA, A. A. G; MORGADO, E. M. G.; LEONIDO, L. Stress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgaste. Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 30-40, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.37334/ricts.v2i4.26

PRASOJO, L. D. et al. Teachers burnout: A SEM analysis in an Asian context. Heliyon, v. 6, n. 1, p. e03144, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e03144

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia escolar e educacional, v. 9, n. 2, p. 303-312, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

POSADA-QUINTERO, H. F. et al. Analysis of Risk Factors and Symptoms of Burnout Syndrome in Colombian School Teachers under Statutes 2277 and 1278 Using Machine Learning Interpretation. Social Sciences, v. 9, n. 3, p. 30, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci9030030

RAUFELDER, D. et al. Students’ perception of “good” and “bad” teachers—Results of a qualitative thematic analysis with German adolescents. International Journal of Educational Research, v. 75, p. 31-44, nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2015.11.004

REINKE, W. M. et al. The Brief Classroom Interaction Observation–Revised: An observation system to inform and increase teacher use of universal classroom management practices. Journal of Positive Behavior Interventions, v. 17, n. 3, p. 159-169, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1098300715570640

RISTUM, M. A violência doméstica contra crianças e as implicações da escola. Temas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 231-242, jun. 2010. Disponível em : <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751435019>. Acesso em : 13 jun.2020.

ROSOW, D. E. et al. The economic impact of vocal attrition in public school teachers in Miami‐Dade County. The Laryngoscope, v. 126, n. 3, p. 665-671, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/lary.25513

RYAN, S. V. et al. Leaving the teaching profession: The role of teacher stress and educational accountability policies on turnover intent. Teaching and Teacher Education, v. 66, p. 1-11, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.03.016

SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011

SHACKLETON, N. et al. Teacher burnout and contextual and compositional elements of school environment. Journal of school health, v. 89, n. 12, p. 977-993, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.12839

SILVA, S. M. F.; OLIVEIRA, A. F. Burnout em professores universitários do ensino particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019017785

SILVA, G.; SILVA, A.V.; GOMES, S. E. P. O discurso da qualidade na educação: a voz dos professores. Retratos da Escola, v. 13, n. 27, p. 799-815, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.978

SOKAL, L.; TRUDEL, L. E.; BABB, J. Canadian teachers’ attitudes toward change, efficacy, and burnout during the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100016, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100016

SOUZA FILHO, P. R. T.; CAMPANI, F.; CÂMARA, S. G. Work Environment and Burnout in Primary Care Health Workers: the mediating role of Social Well-Being. Quaderns de Psicologia, v. 21, n. 1, p. e1475, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1475

TAN, W. et al.. A novel coronavirus genome identified in a cluster of pneumonia cases—Wuhan, China 2019 − 2020. China CDC Weekly, v. 2, n. 4, p. 61–62. http://weekly.chinacdc.cn/en/article/doi/10.46234/ccdcw2020.017 Acesso em: 10 fev. 2020.

TEIXEIRA C. S. ; SCHUCK, R. J. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão: uma proposta de ensinode Língua Portuguesa no Ensino Médio. Olhares & Trilhas, v. 22, n. 3, p. 418-432, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887

TRIGO, T. R.; TENG, C. T.; HALLAK, J. E. C. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry, v. 34, n. 5, p. 223-233, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004

VERTANEN-GREIS, H.; LÖYTTYNIEMI, E.; UITTI, J. Voice disorders are associated with stress among teachers: A cross-sectional study in Finland. Journal of Voice, v. 34, n. 3, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.08.021

VON DER EMBSE, N. P. et al. Initial development and factor structure of the Educator Test Stress Inventory. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 33, n. 3, p. 223-237, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177%2F0734282914548329

WANG, S.; RUBIE-DAVIES, C. M.; MEISSEL, K. The stability and trajectories of teacher expectations: Student achievement level as a moderator. Learning and Individual Differences, v. 78, p. 101819, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101819

WEKENBORG, M. K. et al. Examining reactivity patterns in burnout and other indicators of chronic stress. Psychoneuroendocrinology, v. 106, p. 195-205, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2019.04.002

WINGO, N. P.; IVANKOVA, N. V.; MOSS, J. A. Faculty perceptions about teaching online: Exploring the literature using the technology acceptance model as an organizing framework. Online Learning, v. 21, n. 1, p. 15-35, mar. 2017. Disponível em:<https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1140242.pdf >.Acesso em: 23 jul. 2020.

WISNIEWSKI, L.; GARGIULO, R. M. Occupational stress and burnout among special educators: a review of the literature. The Journal of Special Education, v. 31, n. 3, p. 325-349, mai. 1997. DOI: https://doi.org/10.1177%2F002246699703100303

WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2019. Burn-out an “occupational phenomenon”: International Classification of Diseases. World Health Organization, Geneva, Switzerland, 2019. Disponível em: DOI: https://www.who.int/mental_health/evidence/burn-out/en/. Acesso em: 10 fev. 2020.

ZENG, L. N. et al. Prevalence of burnout in mental health nurses in China: A meta-analysis of observational studies. Archives of Psychiatric Nursing, v. 34, n. 3, p. 141-148, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apnu.2020.03.006

ZHANG, L. G.; LI, L.; SUN, Y. L. A study of the relationships between occupational stress career calling and occupational burnout among primary teachers. Chinese Journal of Industrial Hygiene and Occupational Diseases, v. 38, n. 2, p. 107-110, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.3760/cma.j.issn.1001-9391.2020.02.006

ZHU, M. et al. The relationship between teacher self-concept, teacher efficacy and burnout. Teachers and Teaching, v. 24, n. 7, p. 788-801, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1483913

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

GONÇALVES, D. D. C.; RIBEIRO, W.; GONÇALVES, D. Desafios na jornada docente: O aparecimento silencioso da Síndrome de Burnout. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 907–927, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59993. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59993. Acesso em: 22 nov. 2024.