Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71739

Palavras-chave:

Alfabetização, Perfil cognitivo-linguístico, Psicolinguística, Neuropsicologia, Avaliação

Resumo

O programa Observatório da Aprendizagem (OBA) do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina em Chapecó ofertou gratuitamente a avaliação neuropsicológica na clínica escola da universidade para crianças com dificuldades no processo de alfabetização que estavam frequentando as séries iniciais do Ensino Fundamental em 2023.  O objetivo geral do presente estudo é apresentar o perfil cognitivo-linguístico das crianças que frequentavam o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e que foram avaliadas no OBA.  Cada criança foi avaliada por meio de, no mínimo, 9 instrumentos; além de anamnese e observação atenta de um profissional da psicologia. O estudo apresenta e discute os dados obtidos por meio de três instrumentos: (1) Teste de Desempenho Escolar 2ª edição (TDE-II); (2) Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas; e (3) Escala Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª edição (WISC-IV). Os dados obtidos mostram que prejuízos em habilidades cognitivo-linguísticas parecem ser responsáveis pela dificuldade de alfabetização. Tal dificuldade é um reflexo de alguma dificuldade mais grave que exige intervenção especializada precoce aproveitando o período de grande neuroplasticidade. Ainda, conclui-se que há necessidade de avaliação e intervenção multiprofissional incluindo linguistas, pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

BETTONI, M.; CRISTINE GARGHETTI, F. Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71739. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71739. Acesso em: 18 jul. 2024.