Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71739

Palavras-chave:

Alfabetização, Perfil cognitivo-linguístico, Psicolinguística, Neuropsicologia, Avaliação

Resumo

O programa Observatório da Aprendizagem (OBA) do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina em Chapecó ofertou gratuitamente a avaliação neuropsicológica na clínica escola da universidade para crianças com dificuldades no processo de alfabetização que estavam frequentando as séries iniciais do Ensino Fundamental em 2023.  O objetivo geral do presente estudo é apresentar o perfil cognitivo-linguístico das crianças que frequentavam o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e que foram avaliadas no OBA.  Cada criança foi avaliada por meio de, no mínimo, 9 instrumentos; além de anamnese e observação atenta de um profissional da psicologia. O estudo apresenta e discute os dados obtidos por meio de três instrumentos: (1) Teste de Desempenho Escolar 2ª edição (TDE-II); (2) Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas; e (3) Escala Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª edição (WISC-IV). Os dados obtidos mostram que prejuízos em habilidades cognitivo-linguísticas parecem ser responsáveis pela dificuldade de alfabetização. Tal dificuldade é um reflexo de alguma dificuldade mais grave que exige intervenção especializada precoce aproveitando o período de grande neuroplasticidade. Ainda, conclui-se que há necessidade de avaliação e intervenção multiprofissional incluindo linguistas, pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BADDELEY, A. What is memory? In: BADDELEY, A.; EYSENCK, M. W.; ANDERSON, M. C. (Orgs.) Memory – 3. ed. – New York: Routledge, 2020, p. 3 - 22. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429449642-1

BADDELEY, A.; HITCH, G. Working memory. Psychology of Learning and Motivation, v. 8, p. 47-89, 1974. DOI 10.1016/S0079-7421(08)60452-1

BETTONI, M.; TARSO, T. Assessing the working memory capacity of L2 young learners – A historical overview. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e50311125369, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.25369. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25369. Acesso em: 12 nov. 2023.

CARIM, D.; SALLUM, I.; DIAS, G.; BADIN, K.; BARBIRATO, F. Avaliação neuropsicológica e desenvolvimento cognitivo na pré-escola. In: MALLOY-DINIZ, L.; FUENTES, D.; MATTOS, P.; ABREU, N. (Orgs.) Avaliação Neuropsicológica. – 2. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2018, p. 191 – 205.

COUTINHO, G.; MATTOS, P.; ABREU, N. Atenção. In MALLOY-DINIZ, L. F.; FUENTES, D.; MATTOS, P.; ABREU, N. (Orgs.) Avaliação Neuropsicológica. 2nd Ed. Porto Alegre: Artmed, p. 83-89, 2018.

DEHAENE, S. How we learn: Why brains learn better than any machine... for now. New York: Penguin Books, 2020.

DEHAENE, S. Reading in the Brain: The neu science of how we read. New York: Penguin Books, 2009.

EYSENCK, M. W. Anxiety and attention, Anxiety Research, 1:1, 9-15, 1988.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

GONÇALVES, H. A.; CARDOSO, C. O.; PUREZA, J. R.; SCHEFFER, B. E. Pilares das funções cognitivas na neuropsicologia escolar: da atenção às funções executivas. In:

FONSECA, R. P.; SEABRA, A. G.; MIRANDA, M. C. (Orgs.) Neuropsicologia Escolar – 1. ed. – São Paulo: Clinical, 2020, p. 145 – 176.

IZQUIERDO, I. Memória.3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

MALLOY-DINIZ, L.; SALLUM, I.; FUENTES, D.; BARONI, L. B.; COSTA, D. S.; PAULA; J. J. O exame das funções executivas. In: MALLOY-DINIZ, L. F.; FUENTES, D.; MATTOS, P.; ABREU, N. (Orgs.) Avaliação Neuropsicológica – 2. ed. – São Paulo: Artmed, 2018, p. 90 – 105.

MENEZES, A.; GODOY, S.; TEIXEIRA, M. C. T. V.; CARREIRO, L. R. R. C.; SEABRA, A. G. Definições teóricas acerca das funções executivas e da atenção. In: SEABRA, A.G.; DIAS, N. M. (Orgs.) Avaliação Neuropsicológica Cognitiva – Vol. 1 - Atenção e funções executivas. São Paulo: Memnon, 2012, p. 34 – 41.

MORAIS, J.; KOLINSKY, R.; GRIMM-CABRAL, L. A aprendizagem da leitura segundo a psicolinguística cognitiva. In: RODRIGUES, C.; TOMITCH, L.M.B. (orgs). Linguagem e Cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORBACH, A. A.; BETTONI, M. Phonological loop and second language acquisition: an overview. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 1-16, Sept./Dec. 2022. DOI 10.5935/1980-6914/eLETLL 15228

OLIVEIRA, A.M.; CAPELLINI, S.A. Compreensão da Leitura de Palavras e Frases – provas de avaliação para escolares em início de alfabetização. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2018.

POSNER, M. I. Attention as a cognitive and neural system. Current Directions in Psychological Science, 7, 11-14. 1992. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8721.ep10767759.

POSNER, M. I. Attention: the mechanisms of consciousness. Proceedings of the National Academy of Sciences, 91(16), 7398-7403. 1994. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.91.16.7398.

SCLIAR-CABRAL, L. A desmistificação do método global. Letras de Hoje, [S. l.], v. 48, n. 1, p. 6–11, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/12142. Acesso em: 19 abr. 2023.

SILVA, C.; CAPELLINI, S.A. Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas para escolares. São Paulo: Booktoy, 2019.

SILVA, P.B; MECCA, T.P.; MACEDO, E.C. TENA - Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018.

STEIN, L. M.; GIACOMONI, C.H.; FONSECA, R.P. Teste de Desempenho Escolar – TDE-II. 1ª ed. São Paulo: Vetor, 2019.

STRAUSS, E.; SHERMAN, E. M. S.; SPREEN, O. A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, Norms and Commentary (3rd ed.). New York: Oxford University Press, 2006.

WECHSLER, D. Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI). Casa do Psicólogo: São Paulo, 2014.

WECHSLER, D. Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Casa do Psicológo, Edição: 4: São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

BETTONI, M.; CRISTINE GARGHETTI, F. Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71739. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71739. Acesso em: 22 nov. 2024.