Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia

diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar

Autores

  • Joao Paulo Oliveira Faria UFF
  • Geórgia Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57426

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Tecnologia de Informação e Comunicação.

Resumo

A Educação Física enquanto disciplina curricular obrigatória na educação básica abre espaço para uma proposta pedagógica que ultrapasse a visão meramente tecnicista tão comum até os dias de hoje. O presente ensaio acadêmico trouxe à baila a possibilidade de propor pensamentos sobre práticas pedagógicas que mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitam um olhar interdisciplinar e transversal sobre os temas da “cultura corporal de movimentos”, coadunando para a promoção e a democratização de diferentes saberes desta área de conhecimento. Para tanto, sugere-se que: 1) os Professores de EFI compreendam que esta área de conhecimento influencia e é influenciada por diferentes campos de conhecimentos, tais como: a biologia, a antropologia, a psicologia, a cinesiologia etc; 2) As práticas corporais são tematizadas, organizadas e determinadas culturalmente e, por isso, precisam ser pensadas por um viés transversal, no qual temas da sociedade são percebidos num atravessamento social de emergência; e por fim 3) As Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como os espaços interativos de aprendizagens podem ser estratégias interessantes para desenvolver boas práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto da EFI na escola.

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Biografia do Autor

Geórgia Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice_diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informatica Aplicacada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

OLIVEIRA FARIA, J. P.; RODRIGUES GOMES, G. R. Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia: diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 457–469, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57426. Acesso em: 5 nov. 2024.