Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia

diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar

Autores

  • Joao Paulo Oliveira Faria UFF
  • Geórgia Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57426

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Tecnologia de Informação e Comunicação.

Resumo

A Educação Física enquanto disciplina curricular obrigatória na educação básica abre espaço para uma proposta pedagógica que ultrapasse a visão meramente tecnicista tão comum até os dias de hoje. O presente ensaio acadêmico trouxe à baila a possibilidade de propor pensamentos sobre práticas pedagógicas que mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitam um olhar interdisciplinar e transversal sobre os temas da “cultura corporal de movimentos”, coadunando para a promoção e a democratização de diferentes saberes desta área de conhecimento. Para tanto, sugere-se que: 1) os Professores de EFI compreendam que esta área de conhecimento influencia e é influenciada por diferentes campos de conhecimentos, tais como: a biologia, a antropologia, a psicologia, a cinesiologia etc; 2) As práticas corporais são tematizadas, organizadas e determinadas culturalmente e, por isso, precisam ser pensadas por um viés transversal, no qual temas da sociedade são percebidos num atravessamento social de emergência; e por fim 3) As Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como os espaços interativos de aprendizagens podem ser estratégias interessantes para desenvolver boas práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto da EFI na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice_diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informatica Aplicacada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Referências

AZEVEDO, V. A.; GALDINO, C. A.; PIRES, G. L. Dez anos do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia (CONBRACE/CBCE): análise de percurso e tendências. Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva - CONBIDE, 2, Anais. Belo Horizonte: EEFFTO/UFMG; Ministério do Esporte, 2008.

BELLONI, M. L. Educação à distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. 115 p.

BETTI, M. Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar. Motriz. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-129, 2001.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRACHT, V.; TAFFAREL, C. N. Z.; SOARES, C. L.; CASTELLANI, L. F.; VARJAL, M. E. M. P.; ESCOBAR, M. O. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. 124 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. v. 7, Brasília: MEC, 1998.

BUSQUETS, M. D.; CAINZOS, M.; FERNANDÉZ, T.; LEAL, A.; MORENO, M.; SASTRE, G. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1998. 198 p.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 104 p.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 316 p.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª edição. São Paulo: Loyola, 2011. 176 p.

HOOKS, B. Ensinando a Transgredir – A Educação Como Prática Da Liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. 288 p.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. Tradução: Eloá Jacobinar. 8ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p.

OLIVEIRA, C. B. Mídia, Cultura Corporal e Inclusão: Conteúdos da Educação Física Escolar. Lecturas: Educacion Física y Desportes. Buenos Aires, v. 10, n. 77, p. s/p, 2004.

PICCHETTI, C. N. A perspectiva da cultura corporal na educação física escolar: elementos para a construção de uma proposta pedagógica a partir do trabalho com os temas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Superintendência da Educação. Os desafios das Escolas Públicas Paranaenses na Perspectiva do Professor PDE. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação, - Curitiba: SEED/PR., 2016.

TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004. 255 p.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1998. 418 p.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

OLIVEIRA FARIA, J. P.; RODRIGUES GOMES, G. R. Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia: diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 457–469, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57426. Acesso em: 23 dez. 2024.