Condição digital e desigualdades educacionais

novas possibilidades históricas para constituir e conectar-se na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60174

Palavras-chave:

Cultura Digital, Condição Digital, Desigualdade Social

Resumo

Este ensaio visou analisar em que aspectos a necessidade de uso, quase que obrigatório das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação durante a pandemia da Covid-19, potencializou as desigualdades já presentes no acesso aos recursos tecnológicos e virtuais para estudantes brasileiros e ainda de que forma esta desigualdade impactou os processos de ensino-aprendizagem. Tomou-se como norteadores desse estudo os conceitos de Cultura Digital e Condição Digital. Assim, partiu-se de uma revisão bibliográfica e documental sobre o uso e os acessos à Internet no Brasil, principalmente pela população escolar, para analisar esse panorama, dialogando com pesquisadores e estudiosos do campo da educação, da sociologia e da comunicação. Nesse percurso foi possível concluir que, tanto para os desiguais quanto para aqueles que se encontram em uma condição privilegiada de acesso à Cultura Digital, é preciso construir um novo contrato social que envolva uma agenda para elaboração de políticas públicas que garantam o acesso à Internet como um direito universal. Por outro lado, é importante  fazer uso dos espaços digitais como apropriação de uma Cultura Digital que muda o mundo, o jeito de ser nele e seus valores. Nesse sentido, o digital não é apenas um ambiente, é um novo ecossistema que nos abriga.

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Biografia do Autor

Ione Rodrigues, Faculdade Ciências da Vida

Doutoranda em Estudos em Linguagem- Cefet-MG; Mestre em Educação Tecnológica -Cefet-MG; Graduada em Pedagogia- UEMG; Especialista da Educação SEE/MG; Coordenadora Pedagógica Faculdade Ciências da Vida- Sete Lagoas/MG

Ione Rodrigues, Faculdade Ciências da Vida

Doutoranda em Estudos em Linguagem- Cefet-MG; Mestre em Educação Tecnológica -Cefet-MG; Graduada em Pedagogia- UEMG; Especialista da Educação SEE/MG; Coordenadora Pedagógica Faculdade Ciências da Vida- Sete Lagoas/MG

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

DIAS, V.; RODRIGUES, I. .; RODRIGUES, I. . Condição digital e desigualdades educacionais: novas possibilidades históricas para constituir e conectar-se na cultura digital. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 955–972, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60174. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60174. Acesso em: 22 jul. 2024.