Avaliação do Uso de uma Tecnologia sem fio para o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças com defasagem de aprendizagem do sistema de escrita devido à pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.73348Palavras-chave:
Tecnologia sem fio, Consciência fonológica, Defasagem da aprendizagem, Robótica educacional, AlfabetizaçãoResumo
O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que visa investigar os efeitos do uso de tecnologia sem fio como auxiliar no processo de alfabetização de crianças típicas e atípicas com defasagem de aprendizagem do sistema de escrita devido à pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental dividida em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Os sujeitos da pesquisa são alunos típicos e atípicos do 3º e 4º anos. Para o desenvolvimento das atividades foi utilizado um editor e player desenvolvido por Preuss et al. (2020). Os resultados parciais já indicam que o uso dos fantoches associados aos cartões Radio Frequency Identification (RFID) foram elementos motivadores para as crianças. Em relação ao desenvolvimento da consciência fonológica, constatamos visível progresso no pós-teste em comparação às dificuldades apresentas no pré-teste.
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