A produção de registros discentes da alfabetização inicial: caderno de memórias
Palavras-chave:
Educação, Prática docente, Registro discenteResumo
Resumo: O presente trabalho é um relato das experiências docentes vivenciadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (Alfabetização Inicial) no período de 2010 a 2012, intitulado Caderno de Memórias. O relato objetiva analisar de que modo a prática de registros discentes, especificamente, o Caderno de Memórias, contribui para o desenvolvimento dos processos de alfabetização e de letramento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vale destacar que tal experiência refere-se às práticas de leitura e de produção de textos discentes, que visam a retratar o cotidiano vivido nas salas de aula e refletir sobre ele, na perspectiva de uma alfabetização significativa e contextualizada. Assim, evidencia-se, ao longo do texto, que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando estimulados a relatar, por meio da escrita e posteriormente da leitura, suas experiências cotidianas, conseguem não apenas avançar nos seus processos de alfabetização e de letramento, mas ainda desenvolvem sua capacidade de expressar sua criticidade, autonomia e criatividade. Desse modo, destaca-se que os registros discentes oportunizam o trabalho em parceria com as famílias, contribui para o processo ensino-aprendizagem e historiciza o tempo presente, apontando os caminhos, limites e possibilidades para todos os sujeitos (protagonistas da educação). Além disso, caracteriza-se também como um importante recurso para o auxilio do desenvolvimento do professor pesquisador. Portanto, a realização deste trabalho, por se efetivar de forma processual e contínua, possibilita aos profissionais alfabetizadores a redimensionar suas práticas e concepções cotidianamente. Este trabalho ancora-se nas elaborações de Lopes (2009), Freire (1997, 2003), Freire (1983, 1996), Warschauer (2001), Lerner ( 2002), Zabalza (1994). Palavras-Chave: Registro, Memórias, AlfabetizaçãoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.