As relações discentes com a leitura e a escrita e os desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais

Autores

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação realizada no ano de 2009 e desenvolvida com o objetivo de investigar as transformações conceituais e metodológicas dos docentes ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos, bem como a relação do educando com a leitura e a escrita nas séries iniciais. Referendada na abordagem qualitativa, o estudo de caso teve como campo de pesquisa uma escola da Rede Municipal, na qual delimitou-se o contexto de três turmas de Ensino Fundamental. Para tanto recorreu-se a análise e a discussão da temática em questão, construídas com base nas falas dos sujeitos colaboradores, nas observações realizadas na escola-campo e ainda nos estudos teóricos que se relacionam às questões norteadoras da referida pesquisa. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos e as relações que a mesma estabelece com o universo da leitura e da escrita. Através da pesquisa os sujeitos revelaram suas práticas, suas concepções, seus olhares e seus relacionamentos com os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. As concepções apresentadas pelos alunos reafirmaram que a construção do conhecimento sobre a escrita está intrinsecamente relacionada às experiências que os sujeitos vivenciam com o universo escrito nos vários contextos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Inspeção Escolar(2006) e Mestrado em Educação(2009) todos pela Universidade Federal de Uberlândia . Atuou como integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento Pedagógico das Unidades de Educação Infantil Conveniadas de Uberlândia pela Secretaria Municipal de Educação e formadora local pelo convênio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Avisa Lá e atualmente é professora efetiva das séries iniciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, artes visuais e Ensino Fundamental de nove anos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

ABREU, M. M. de O. As relações discentes com a leitura e a escrita e os desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22324. Acesso em: 5 nov. 2024.