As relações discentes com a leitura e a escrita e os desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais
Resumo
O trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação realizada no ano de 2009 e desenvolvida com o objetivo de investigar as transformações conceituais e metodológicas dos docentes ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos, bem como a relação do educando com a leitura e a escrita nas séries iniciais. Referendada na abordagem qualitativa, o estudo de caso teve como campo de pesquisa uma escola da Rede Municipal, na qual delimitou-se o contexto de três turmas de Ensino Fundamental. Para tanto recorreu-se a análise e a discussão da temática em questão, construídas com base nas falas dos sujeitos colaboradores, nas observações realizadas na escola-campo e ainda nos estudos teóricos que se relacionam às questões norteadoras da referida pesquisa. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos e as relações que a mesma estabelece com o universo da leitura e da escrita. Através da pesquisa os sujeitos revelaram suas práticas, suas concepções, seus olhares e seus relacionamentos com os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. As concepções apresentadas pelos alunos reafirmaram que a construção do conhecimento sobre a escrita está intrinsecamente relacionada às experiências que os sujeitos vivenciam com o universo escrito nos vários contextos sociais.Downloads
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