EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ANTONIO GRAMSCI

Autores

  • Anderson Borges Corrêa Secretaria Municipal de Educação - Uberlândia Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.67-80

Palavras-chave:

Educação escolar, Antonio Gramsci, Educação pública brasileira.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de problematizar o papel da educação escolar à luz do pensamento de Antonio Gramsci (1891-1937) e fazer uma discussão oportuna a este respeito considerando o atual estado da educação pública brasileira com base em avaliações de desempenho estudantil e algumas medidas de reestruturação, tendo em vista suas contradições e também princípios de Gramsci para uma educação popular. Uma revisão de literatura foi fundamental para discutir os principais conceitos que fundamentam este estudo, quais sejam: cultura, intelectuais orgânicos, escola única, educação humanista e ética na educação. A discussão conduz à elaboração de um pensamento a respeito da educação escolar pública com base em princípios educacionais, políticos e éticos para uma educação popular e humanista.

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Biografia do Autor

Anderson Borges Corrêa, Secretaria Municipal de Educação - Uberlândia Universidade de Uberaba - UNIUBE

Informática Educativa - Educação

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

CORRÊA, A. B. EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ANTONIO GRAMSCI. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 67–80, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.67-80. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/37103. Acesso em: 5 nov. 2024.