EM UMAS AULAS DE LITERATURA...

Autores

  • Aline Carrijo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Sequência Básica e Estendida, letramento literário, prática de ensino.

Resumo

Este relato de experiência objetiva apresentar duas estratégicas metodológicas usadas em salas de 4º ano do ensino fundamental de 9 anos e de 3º ano do ensino médio. Para tanto, as exigências curriculares, qualitativas e quantitativas, as habilidades cognitivas e o senso criticossocial foram estipulados para cada série escolar a partir das sequências Básica e Estendida, de Cosson (2009). Sabe-se que o letramento literário é um objetivo árduo da disciplina de literatura, pois o processo não envolve só as competências semânticas e estruturais da língua, é necessário que o aluno passe pela experiência da leitura e frua o texto, (re)significando-o para agregar valor à sua condição humana de agente ativo e passivo nas relações sociais do contexto do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carrijo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e mestrado em Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é professora de língua inglesa da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, professor de literatura no Colégio São Paschoall e professora de língua portuguesa e literatura na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Downloads

Publicado

2015-03-01

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. C. EM UMAS AULAS DE LITERATURA... Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/24411. Acesso em: 22 nov. 2024.