Skopostheorie na sala de aula

Uma experiência multimodal mediada pela tecnologia dos aplicativos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-4

Palavras-chave:

Tradução interlinguística, Tradução intersemiótica, Skopostheorie, Gêneros textuais, Aplicativos digitais

Resumo

Este artigo descreve uma atividade didática realizada em contexto formativo em nível superior na Universidade Federal do Pará, município de Bragança. A ambiência do estudo é a disciplina de Tradução e Interpretação em Língua Inglesa e os objetivos do estudo são apresentar os pressupostos da tradução funcional por meio do modelo proposto pela Skopostheory (VERMEER; REISS, 2013; NORD, 2006) e refletir sobre questões atinentes à tecnologia e a utilização de aplicativos digitais de design gráfico como suporte às transposições interlinguísticas e intersemióticas, viabilizando a elaboração de textos multimodais, criativos e de diferentes escopos. São revisitadas algumas concepções sobre competência tradutória, com ênfase na subcompetência instrumental (RISKU, 1998, 2010; WEINERT, 2001; HURTADO ALBIR, 2015; ALCINA 2008; EMT, 2009). Os resultados apontaram para a preferencia pelos aplicativos digitais Canva, Prezi, Flipsnack, Storyboard na elaboração de textos traduzidos em dupla direcionalidade e gêneros diversificados.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

BENCHIMOL-BARROS, S. H. Skopostheorie na sala de aula: Uma experiência multimodal mediada pela tecnologia dos aplicativos digitais. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 2, p. 62–78, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n2-2019-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/51382. Acesso em: 22 nov. 2024.