"Meu discurso em cartaz": gênero e ensino de língua mediado pelas redes sociais digitais

Autores

  • Benedito Gomes Bezerra Universidade de Pernambuco Universidade Católica de Pernambuco
  • Josefa Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-13

Palavras-chave:

Gênero. Discurso. Facebook. Ensino

Resumo

As redes sociais digitais, em especial o Facebook, têm sido uma das tecnologias de comunicação mais utilizadas nos últimos anos, permitindo a integração e troca de informações e geração de conhecimento entre diferentes públicos, além de se tornarem veículos de propagação e organização de grandes eventos, a exemplo das manifestações populares ocorridas em junho de 2013 no Brasil. Diante disso, propusemos neste trabalho, desenvolvido no âmbito do PROFLETRAS, a utilização do Facebook como ambiente mediador do ensino de gênero na escola. Nosso objetivo foi analisar as estratégias de persuasão utilizadas no discurso dos cartazes de protesto, propondo atividades e estratégias que facilitassem o processo de ensino e aprendizagem do gênero em ambiente virtual nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa se baseou em um corpus de 30 textos retirados do Facebook e analisados a partir dos aportes teóricos da Análise Crítica do Discurso e dos estudos de gêneros (FAIRCLOUGH, 2001; MARCUSCHI, 2008; BEZERRA, 2015). Na análise do corpus, observamos as três dimensões discutidas por Fairclough (2001). Na primeira, destacamos o uso da coesão, que contribuiu significativamente para indicar a orientação argumentativa pretendida pelo autor. Na segunda, a intertextualidade garantiu, nos cartazes, o diálogo com outros textos e discursos divulgados pela mídia em diferentes contextos. Na terceira, observamos a presença da metáfora, recurso muito utilizado no gênero para persuadir o interlocutor ora pela ativação da memória, ora pela emoção. O trabalho de ensino do gênero em ambiente virtual mostrou-se bastante produtivo para os participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Gomes Bezerra, Universidade de Pernambuco Universidade Católica de Pernambuco

Coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UPE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - UNICAP

Josefa Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística (UFAL)

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

BEZERRA, B. G.; SANTOS, J. M. dos. "Meu discurso em cartaz": gênero e ensino de língua mediado pelas redes sociais digitais. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 258–285, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35172. Acesso em: 7 ago. 2022.