"Meu discurso em cartaz": gênero e ensino de língua mediado pelas redes sociais digitais

Autores

  • Benedito Gomes Bezerra Universidade de Pernambuco Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Josefa Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-13

Palavras-chave:

Gênero. Discurso. Facebook. Ensino

Resumo

As redes sociais digitais, em especial o Facebook, têm sido uma das tecnologias de comunicação mais utilizadas nos últimos anos, permitindo a integração e troca de informações e geração de conhecimento entre diferentes públicos, além de se tornarem veículos de propagação e organização de grandes eventos, a exemplo das manifestações populares ocorridas em junho de 2013 no Brasil. Diante disso, propusemos neste trabalho, desenvolvido no âmbito do PROFLETRAS, a utilização do Facebook como ambiente mediador do ensino de gênero na escola. Nosso objetivo foi analisar as estratégias de persuasão utilizadas no discurso dos cartazes de protesto, propondo atividades e estratégias que facilitassem o processo de ensino e aprendizagem do gênero em ambiente virtual nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa se baseou em um corpus de 30 textos retirados do Facebook e analisados a partir dos aportes teóricos da Análise Crítica do Discurso e dos estudos de gêneros (FAIRCLOUGH, 2001; MARCUSCHI, 2008; BEZERRA, 2015). Na análise do corpus, observamos as três dimensões discutidas por Fairclough (2001). Na primeira, destacamos o uso da coesão, que contribuiu significativamente para indicar a orientação argumentativa pretendida pelo autor. Na segunda, a intertextualidade garantiu, nos cartazes, o diálogo com outros textos e discursos divulgados pela mídia em diferentes contextos. Na terceira, observamos a presença da metáfora, recurso muito utilizado no gênero para persuadir o interlocutor ora pela ativação da memória, ora pela emoção. O trabalho de ensino do gênero em ambiente virtual mostrou-se bastante produtivo para os participantes da pesquisa.

Downloads

Biografia do Autor

  • Benedito Gomes Bezerra, Universidade de Pernambuco Universidade Católica de Pernambuco

    Coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UPE

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - UNICAP

  • Josefa Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
    Doutoranda em Linguística (UFAL)

Downloads

Publicado

15-03-2017

Como Citar

"Meu discurso em cartaz": gênero e ensino de língua mediado pelas redes sociais digitais. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 258–285, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35172. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 317

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.