Facebook - Um novo espaço autobiográfico?
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-20Palavras-chave:
Facebook. Autobiografia. Hipertexto. MemóriaResumo
O arigo "Facebook - Um novo espaço autobiográfico?" tem como objetivo central investigar como a perspectiva autobiográfica e biográfica se configura em uma rede social. Levando em consideração esse novo espaço de exteriorização da memória, analisamos as escolhas de uma pessoa ao postar os mais diversos gêneros textuais no Facebook e verificamos até que ponto tais fragmentos textuais narram a história de um indivíduo. Quais textos são postados? O que foi escolhido e o que foi excluído desse perfil? O autor trava um pacto de leitura com o leitor? Se levarmos em consideração que os textos postados nessa rede social são textos produzidos pelo próprio autor do perfil e de autores diversos, como configuraremos esses espaços virtuais? Autobiográficos e biográficos? Quem escreve a página virtual é o próprio autor do perfil ou múltiplos autores? Com as redes sociais, surge um novo modelo de autobiografia e de biógrafo? Esses e tantos outros questionamentos nortearam nossas investigações e permitiram-nos conhecer um pouco mais sobre as estratégias autobiográficas dos autores virtuais contemporâneos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.