Narrativa transmídia

Uma proposta para os multiletramentos no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-18

Palavras-chave:

Narrativa, Transmídia, Transmidialidade, Multiletramentos, Ensino

Resumo

No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação que propõe o uso da Narrativa Transmídia para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. A aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia pode oferecer estratégias para a criação de atividades que permitam aos estudantes desenvolver habilidades relacionadas aos multiletramentos, conceito proposto pelo Grupo Nova Londres (1996) e preconizados pela BNCC. A análise do processo e do produto final da narrativa transmídia produzida por estudantes de uma escola pública da capital paulista indica que a aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia pode mobilizar, de modo coordenado e significativo, conhecimentos acerca da tipologia textual narrativa (ADAM, 2019) e sobre a cultura digital, além de desenvolver habilidades de escrita e leitura sobre os mais variados gêneros textuais (BAKHTIN, 1997), promovendo o protagonismo e a criticidade dos estudantes por meio de atividades coletivas e colaborativas.

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Biografia do Autor

Barbara Falcão, Universidade de São Paulo

Pesquisadora, escritora, autora e professora de Língua Portuguesa e Espanhola, é formada em Letras pela USP. Especialista em Mídias Digitais e Design Instrucional, atualmente cursa o Mestrado Profissional para professores de Português também na Universidade de São Paulo.

Já atuou como professora e autora de material didático em diversas movimentos sociais, instituições públicas e particulares e atualmente é professora na rede pública da cidade de São Paulo, onde desenvolve sua pesquisa sobre a aplicação da Transmídia no ensino de Língua Portuguesa. 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

FALCÃO, B. Narrativa transmídia: Uma proposta para os multiletramentos no Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 309–334, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57562. Acesso em: 22 jul. 2024.