Narrativa transmídia
Uma proposta para os multiletramentos no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-18Palavras-chave:
Narrativa, Transmídia, Transmidialidade, Multiletramentos, EnsinoResumo
No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação que propõe o uso da Narrativa Transmídia para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. A aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia pode oferecer estratégias para a criação de atividades que permitam aos estudantes desenvolver habilidades relacionadas aos multiletramentos, conceito proposto pelo Grupo Nova Londres (1996) e preconizados pela BNCC. A análise do processo e do produto final da narrativa transmídia produzida por estudantes de uma escola pública da capital paulista indica que a aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia pode mobilizar, de modo coordenado e significativo, conhecimentos acerca da tipologia textual narrativa (ADAM, 2019) e sobre a cultura digital, além de desenvolver habilidades de escrita e leitura sobre os mais variados gêneros textuais (BAKHTIN, 1997), promovendo o protagonismo e a criticidade dos estudantes por meio de atividades coletivas e colaborativas.
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