Entrevista com o Prof. Dr. Donald C. Kiraly

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-13

Palavras-chave:

Formação de tradutores, Avaliação de traduções, Donald C. Kiraly

Resumo

Esta entrevista foi realizada em setembro de 2019, via correio eletrônico, com o Prof. Dr. Donald C. Kiraly, professor na Escola de Tradução, Linguística e Estudos Culturais da Johannes Gutenberg-Universität, situada em Mainz, na Alemanha. Donald C. Kiraly estudou Ciência Política na Cleveland State University, em Ohio, Estados Unidos, realizou mestrado em Relações Internacionais na Florida State University e doutorado na Universidade de Illinois, também situadas nos Estados Unidos. Foi professor visitante no Instituto Monterey de Estudos Internacionais, em Monterey, California, e, de setembro de 2008 a agosto de 2012, ocupou o cargo de professor visitante na Ecole Supérieure d'Interprètes et Traducteurs da Universidade de Paris III, na França, onde lecionou tradução francês-inglês, espanhol-inglês e alemão-inglês. Dentre suas principais obras voltadas à formação de tradutores estão Pathways to translation (1995), Social Constructivist Approach to Translator Education (2000) e Towards Authentic Experiential Learning in Translator Education (2016). São várias as contribuições concedidas pelo professor Donald C. Kiraly, na entrevista a seguir, sobre o tema “avaliação de traduções”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marileide Dias Esqueda, Universidade Federal de Uberlândia

Marileide Dias Esqueda is an associate professor of the Graduate Program in Linguistics and of the Undergraduate Program in Translation at Universidade Federal de Uberlândia (Brazil). She holds a postdoctorate certificate in Translation Studies from  University of Montreal, Canada (2018-2019), and a PhD and master degrees in Applied Linguistics (Translation) from  Universidade Estadual de Campinas (2005). She was in a teaching internship in Translation at the University of Extremadura and University of León, in Spain (1997-1998). She was President of the Executive Board of ABRAPT - Brazilian Association of Researchers in Translation, in the triennium 2014-2016. Her research areas are translation teaching and learning, and translation and interpretation technologies.

 

Referências

KIRALY, D. C. Pathways to translation: pedagogy and process. Kent, Ohio: Kent State University Press, 1995.

KIRALY, D. C. A social constructivist approach to translator education: empowerment from theory to practice. Manchester: St. Jerome, 2000.

Kiraly, D. C. et al. Towards authentic experiential learning in translator education. Mainz: V & R Unipress, 2016.

Publicado

2019-12-30

Como Citar

ESQUEDA, M. D. Entrevista com o Prof. Dr. Donald C. Kiraly. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 2, p. 212–218, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n2-2019-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/51641. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)