Laboratório de Tradução da Unila

Uma experiência formativa na Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-1

Palavras-chave:

Tradução espanhol-português, Formação de tradutores, Tradução audiovisual, UNILA

Resumo

O projeto de extensão "Laboratório de Tradução da Unila” surge de um vazio institucional: a inexistência de uma instância para pensar a tradução coletivamente no contexto singular de uma universidade brasileira cujos princípios filosóficos e metodológicos são o bilinguismo português-espanhol, o multilinguismo, a interdisciplinaridade e a interculturalidade. Caracterizada como um espaço formativo para discentes de diferentes áreas do conhecimento interessados em desenvolver uma reflexão mais aprofundada sobre o traduzir e o papel das línguas d/na instituição, esta ação tem como desafio promover o estudo da tradução como um fazer especializado e o desenvolvimento da competência tradutória através de uma perspectiva socioconstrutivista (KIRALY, 2000). Neste artigo apresentaremos alguns aspectos teórico-metodológicos adotados no projeto e, a partir da descrição de um dos trabalhos concluídos pelo grupo no âmbito da tradução audiovisual, discutiremos como se desenvolve a experiência de tradução colaborativa que defendemos e na qual baseamos nossa prática de formação e avaliação.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

MACEDO DE OLIVEIRA, B. Laboratório de Tradução da Unila: Uma experiência formativa na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 2, p. 1–17, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n2-2019-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/48912. Acesso em: 22 nov. 2024.