Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão

levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-9

Palavras-chave:

Alemão como Língua Adicional, Ensino de partículas modais alemãs, Perspectiva de professoras e estudantes

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão crítica sobre o ensino das Partículas Modais Alemãs (PMs) a partir da perspectiva de professoras e estudantes que participaram de um curso de Extensão oferecido pela Universidade de São Paulo. Apesar de serem essenciais para a interação cotidiana em língua alemã, as PMs raramente são abordadas de forma linguisticamente contextualizada no ensino de alemão como língua adicional (ALA) (Thurmair, 2010; Weydt, 1983; Aquino, 2020). Nesse sentido, o nosso grupo de pesquisa tem se engajado na discussão e divulgação de propostas de abordagens de ensino e aprendizado das PMs, especialmente para o contexto local. Tendo em vista a compreensão acerca das necessidades e conhecimentos de professoras e estudantes brasileiras de ALA, realizamos duas coletas de dados por meio de questionário online, antes e depois do curso de extensão. O resultado desta pesquisa indica a relevância do curso para a sensibilização do tema das PMs, tendo um impacto positivo na formação das participantes, aumentando significativamente sua confiança e segurança no tratamento do tema em sala de aula de ALA. Considerando a carência de propostas baseadas em conceitos práticos e teóricos que levem em conta as experiências do nosso público-alvo, este trabalho representa uma contribuição significativa para o ensino das PMs no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marceli Aquino, USP

Docente do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP - FFLCH).

Gabriela Sarmento Badain, Universität Leipzig

Mestranda em DaF e DaZ do Instituto Herder da Universität Leipzig.

Referências

ABRAHAM, W. Discourse particles in German: how does their illocutive force come about? In: ABRAHAM, W. (ed.). Discourse particles: descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Johns Benjamins, 1991. p. 203-252. DOI https://doi.org/10.1075/pbns.12.08abr

AQUINO, M. The teaching of German modal particles: didactic strategies in GFL. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 131-161, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398201914637

AQUINO, M.; ARANTES, P. C. C. Partículas modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 23, n. 40, p. 166-190, 2020. DOI https://doi.org/10.11606/1982-88372340166

AQUINO, M. Nuclear Communicative Function as Teaching Strategy for German Modal Particles: Relevance of the Minimalist Approach. In: SciELO Preprints, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5906

BOLACIO, E.; LIMA, T; BARROS, B. Modalpartikeln im DaF-Unterricht. Vermittlung und Lehrwerkanalyse. Periodicos Caderno de Letras (Ufpel), n. 29, p. 51-65, 2017. DOI https://doi.org/10.15210/cdl.v0i29

DIEWALD, G. Same same but different: modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, L.; PIETRANDREA, P.; CORNILLIE, B. (ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins, 2013, p. 19-46. DOI https://doi.org/10.1075/pbns.234.02die

DÖRNYEI, Z. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration, and Processing. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2003.

FRANCO, A. Partículas modais do português. Revista da Faculdade de Letras do Porto Línguas e Literatura, Porto, II série, n. 7, p. 175-196, 1990.

HEGGELUND, K. Zur Bedeutung der deutschen Modalpartikeln in Gesprächen unter besonderer Berücksichtigung der Sprechakttheorie und der DaF-Perspektive. Linguistik Online, Berna, v. 9, n. 2, n.p, 2001. DOI https://doi.org/10.13092/lo.9.969

HENTSCHEL, E.; WEYDT, H. Handbuch der deutschen Grammatik. Berlin: De Gruyter, 2013. v. 4. DOI https://doi.org/10.1515/9783110312973

JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, n.1., 1997, Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Anais: Abralin, 1997. p. 4-10.

MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 31-50.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Educação linguística e aprendizagem de uma língua adicional na escola. In: Referencial curricular: Lições do Rio Grande. V. 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura; Língua Estrangeira Moderna. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Educação do RS, 2009.

SCHOONJANS, S. Modalpartikeln als multimodale Konstruktionen: Eine korpusbasierte Kookkurrenzanalyse von Modalpartikeln und Gestik im Deutschen. Berlin: De Gruyter, 2018. DOI https://doi.org/10.1515/9783110566260

THURMAIR, M. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache, Regensburg, v. 47, n. 1, p. 3-9, 2010. DOI https://doi.org/10.37307/j.2198-2430.2010.01.02

UPHOFF, D. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Pandaemonium Germanicum, v. 16, p. 219-241, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1982-88372013000200012

UPHOFF, D. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. L. (org.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2018. p. 231-247. DOI https://doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1467

WALTEREIT, R. Different functions, different histories: modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, Barcelona, p. 61-80, 2007. DOI https://doi.org/10.5565/rev/catjl.124

WEYDT, H. Abtönungspartikel. Die deutschen Modalwörter und ihre französischen Entsprechungen. Bad Homburg v.d.H. Berlin: Gehlen, 1969.

WEYDT, H. (org.). Partikeln und Interaktion. Tübingen: Niemeyer, 1983. DOI https://doi.org/10.1515/9783111661643

Publicado

01.03.2024

Como Citar

AQUINO, M.; BADAIN, G. S. Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão: levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1809, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71855. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)