A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês

um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação

Autores/as

  • Luciene Maria Garbuio Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-18

Palabras clave:

Jogos Digitais, Comunicação, Aprendizagem de inglês

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir de que maneira os estudantes de cursos superiores em Tecnologia da Informação utilizam a Internet como meio de interação e comunicação digital para desenvolver a língua inglesa, bem como apresentar algumas possibilidades de aprendizagem de inglês no contexto informal, com foco nos jogos digitais. A base teórica foi orientada nos estudos de Wenger (1998) sobre comunidades de prática, Gee (2006) sobre espaços de afinidade e nas hipóteses de aquisição de línguas propostas por Krashen (1982). Os resultados analisados no questionário e na entrevista revelaram que filmes, séries, músicas e jogos on-line são os conteúdos virtuais mais acessados e contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. Jogos do gênero estratégia, aventura, ação e MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) são destacados como ferramentas de aprendizagem pela ampla possibilidade de interação, agência e desafios. Como estratégias de aprendizagem, os participantes utilizam dicionários e ferramentas on-line de tradução, entram em contato com outros jogadores ou com outras pessoas mais experientes que possam auxiliar na interação com o jogo, associam palavras e tentam compreendê-las com base no contexto que nele é apresentado.

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Biografía del autor/a

Luciene Maria Garbuio, Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Linguagem e Tecnologias, sob a orientação de Inês Signorini. Professora da Faculdade de Tecnologia de Americana na disciplina inglês por cerca de 6 anos e docente no ensino superior por 14 anos. Possuo certificação de Teaching of English as a Foreign Language at the University of California, San Diego em 2011, curso de Business English at Staford House Chicago, in 2014.

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Publicado

2018-09-21

Cómo citar

GARBUIO, L. M. A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1878–1904, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40643. Acesso em: 22 jul. 2024.