O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações

Authors

  • Marlete Sandra Diedrich UPF
  • Patrícia Valério UPF

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-2

Keywords:

ambiente virtual de aprendizagem, habilidades discursivas, letramento, tecnologias digitais

Abstract

Refletir acerca do uso das tecnologias digitais na sociedade letrada é também tarefa do professor de língua, em especial, daqueles que trabalham com o ensino mediado por computador. Sendo assim, focalizamos neste artigo a necessidade de aprimoramento das habilidades discursivas dos educandos que vivem experiências de ensino de língua a distância, mais especificamente, de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A experiência como professores de língua portuguesa, construída nas interações promovidas em AVA, tem nos apontado a necessidade de preparar o educando para o uso de ferramentas digitais de forma consciente e produtiva, a fim de que ele seja capaz de usufruir desses benefícios enquanto leitor e produtor de textos. Partimos de uma perspectiva funcionalista do objeto língua, segundo a qual falar e escrever bem é, antes de tudo, ser bem-sucedido na interação. Inicialmente, discutimos o conceito de tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a prática de letramento; na sequência, focalizamos as habilidades discursivas necessárias para o sujeito interagir de forma produtiva em seu espaço social, virtual ou não, a partir da modalidade escrita; por fim, propomos alguns caminhos na busca do aprimoramento dessas habilidades tendo como recurso as TICs.

Downloads

Author Biographies

  • Marlete Sandra Diedrich, UPF
    Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade de Passo Fundo, doutoranda da UFRGS.
  • Patrícia Valério, UPF
    Coordenadora do curso de Letras, da Universidade de Passo Fundo, professora de Língua Portuguesa, doutoranda da UNISINOS (RS).

Published

2012-12-21

How to Cite

DIEDRICH, Marlete Sandra; VALÉRIO, Patrícia. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 10–18, 2012. DOI: 10.14393/DL13-v6n2a2012-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932. Acesso em: 23 nov. 2025.
Crossref Logo
Igor Calebe Zadi, Renato Cristiano Montanher, Ana Maria Monteiro (2021)
Juego digital para aprender inglés como segunda lengua utilizando el pensamiento complejo. Revista Científica General José María Córdova, 19(33), 243.
Crossref Logo
Marlete Sandra Diedrich, Patrícia da Silva Valério, Karina de Almeida Rigo (2017)
A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS. Linguagem em (Dis)curso, 17(3), 349.