O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações

Autores/as

  • Marlete Sandra Diedrich UPF
  • Patrícia Valério UPF

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-2

Palabras clave:

ambiente virtual de aprendizagem, habilidades discursivas, letramento, tecnologias digitais

Resumen

Refletir acerca do uso das tecnologias digitais na sociedade letrada é também tarefa do professor de língua, em especial, daqueles que trabalham com o ensino mediado por computador. Sendo assim, focalizamos neste artigo a necessidade de aprimoramento das habilidades discursivas dos educandos que vivem experiências de ensino de língua a distância, mais especificamente, de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A experiência como professores de língua portuguesa, construída nas interações promovidas em AVA, tem nos apontado a necessidade de preparar o educando para o uso de ferramentas digitais de forma consciente e produtiva, a fim de que ele seja capaz de usufruir desses benefícios enquanto leitor e produtor de textos. Partimos de uma perspectiva funcionalista do objeto língua, segundo a qual falar e escrever bem é, antes de tudo, ser bem-sucedido na interação. Inicialmente, discutimos o conceito de tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a prática de letramento; na sequência, focalizamos as habilidades discursivas necessárias para o sujeito interagir de forma produtiva em seu espaço social, virtual ou não, a partir da modalidade escrita; por fim, propomos alguns caminhos na busca do aprimoramento dessas habilidades tendo como recurso as TICs.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Marlete Sandra Diedrich, UPF
    Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade de Passo Fundo, doutoranda da UFRGS.
  • Patrícia Valério, UPF
    Coordenadora do curso de Letras, da Universidade de Passo Fundo, professora de Língua Portuguesa, doutoranda da UNISINOS (RS).

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

DIEDRICH, Marlete Sandra; VALÉRIO, Patrícia. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 10–18, 2012. DOI: 10.14393/DL13-v6n2a2012-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932. Acesso em: 2 apr. 2025.