A criança e a vivência das regras de interação na conversação
“Que jogo está sendo jogado aqui?”
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-8Palavras-chave:
Interação, Micronegociação, Aquisição da linguagemResumo
Neste artigo, tem-se o objetivo de aprofundar a discussão sobre a vivência, pela criança, das regras de interação. Para tanto, focalizam-se os deslocamentos que a criança produz e interpreta na conversação, na busca de compreensão do episódio interacional vivenciado. Na abordagem desse tema, analisam-se dois recortes enunciativos compostos por interações conversacionais de uma criança na faixa etária dos dois anos aos dois anos e seis meses, com seus pais e seus amigos. A análise desses recortes, representativa da pesquisa realizada, revela que a participação da criança na conversação implica uma complexa operação sociocognitiva de compreensão do evento interacional, ou seja, do reconhecimento do “jogo” que todos os interactantes parecem ter aceitado jogar. A criança, via micronegociações, aprimora sua competência de produzir enunciados adaptados à situação comunicativa e ao discurso do outro, numa construção conjunta do seu dizer.
Downloads
Métricas
Referências
DIEDRICH, M. S. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. 2015. 148 f. Tese (Doutorado em Estudos da linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/130026.
DIEDRICH, M. S. A interpretância da língua em relação às funções inter-humanas do discurso na aquisição da linguagem via aspecto vocal da enunciação. DELTA: documentação e estudos em linguística teórica e aplicada, v. 33, n. 2, set. 2017. ISSN 1678-460X. DOI https://doi.org/10.1590/0102-445012762971994565. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/delta/article/view/34374/23627. Acesso em: 16 dez. 2019.
ERVIN-TRIPP, S. M.; GUO, J.; LAMPERT, M. Politeness and persuasion in children's control acts. Journal of pragmatics, v. 14, n. 2, April 1990. DOI https://doi.org/10.1016/0378-2166(90)90085-R.
GOFFMAN, E. Footing. Tradução de Beatriz Fontana. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolingüística interacional. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Nouvelle communication et analyse conversationnelle. Langue française: Communication et enseignement, n. 70, p. 7-25, 1986. DOI https://doi.org/10.3406/lfr.1986.6368. Disponível em: http://www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_1986_num_70_1_6368. Acesso em: 1 maio 2018.
LEVINSON, S. C. The human “interaction engine”. In: LEVINSON, S. C. Properties of human interaction. New York: Berg, 2006a. p. 39-70.
LEVINSON, S. C. Cognition at the heart of human Interaction. Discourse studies, v. 8, n. 1, p. 85-93, 2006b. DOI https://doi.org/10.1177/1461445606059557.
LEVINSON, S. C. Pragmática. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
STIVERS, T.; SIDNEEL, J. S.; BERGEN, C. Children's responses to questions in peer interaction: A window into the ontogenesis of interactional competence. Journal of pragmatics, v. 124, p. 14-30, 2018. DOI https://doi.org/10.1016/j.pragma.2017.11.013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.