A criança e a vivência das regras de interação na conversação

“Que jogo está sendo jogado aqui?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-8

Palavras-chave:

Interação, Micronegociação, Aquisição da linguagem

Resumo

Neste artigo, tem-se o objetivo de aprofundar a discussão sobre a vivência, pela criança, das regras de interação. Para tanto, focalizam-se os deslocamentos que a criança produz e interpreta na conversação, na busca de compreensão do episódio interacional vivenciado. Na abordagem desse tema, analisam-se dois recortes enunciativos compostos por interações conversacionais de uma criança na faixa etária dos dois anos aos dois anos e seis meses, com seus pais e seus amigos. A análise desses recortes, representativa da pesquisa realizada, revela que a participação da criança na conversação implica uma complexa operação sociocognitiva de compreensão do evento interacional, ou seja, do reconhecimento do “jogo” que todos os interactantes parecem ter aceitado jogar. A criança, via micronegociações, aprimora sua competência de produzir enunciados adaptados à situação comunicativa e ao discurso do outro, numa construção conjunta do seu dizer.

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Biografia do Autor

Marlete Sandra Diedrich, UPF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - RS.

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

DIEDRICH, M. S. A criança e a vivência das regras de interação na conversação: “Que jogo está sendo jogado aqui?”. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 218–234, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47549. Acesso em: 21 fev. 2025.