Um estudo sobre práticas linguísticas LGBTTQIAPN+ em Libras

interconexões entre léxico em línguas de sinais, plataformas digitais e redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-13

Palavras-chave:

Comunidades Surdas, LGBTTQIAPN , Léxico, Redes Sociais, Libras

Resumo

Este artigo aborda a interconexão entre as Comunidades Surdas e o ativismo LGBTTQIAPN+ em plataformas digitais, centrando-se na análise de vídeos em Libras presentes no YouTube e Instagram. Examinamos o papel das redes sociais na propagação de informações e na expansão do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com um foco específico na visibilidade das comunidades LGBTTQIAPN+ no Instagram e no YouTube. A análise se concentra na observação de vídeos e transmissões ao vivo como formas de práticas linguísticas. Por meio de métodos de análise de conteúdo, o estudo visa investigar como o termo “bissexual” é representado em Libras, buscando identificar variações e sua relação com a concepção binária de gênero. A pesquisa pode contribuir para um corpus acadêmico ao oferecer uma base documental para estudos mais amplos sobre a interseção das identidades surdas e LGBTTQIAPN+, enfatizando a importância de uma abordagem sensível e colaborativa entre a academia e as comunidades de prática.

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Biografia do Autor

Letícia Regiane da Silva, UFSC

Mestre em Linguística pela UFSC.

Marianne Rossi Stumpf, UFSC

Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcos Luchi, UFSC

Doutor em Estudos da Tradução, UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

SILVA, L. R. da; STUMPF, M. R.; LUCHI, M. Um estudo sobre práticas linguísticas LGBTTQIAPN+ em Libras: interconexões entre léxico em línguas de sinais, plataformas digitais e redes sociais. Revista GTLex, Uberlândia, v. 9, p. e0913, 2024. DOI: 10.14393/Lex-v9a2023/24-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/71785. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos de léxico em linguas de sinais