Um estudo sobre práticas linguísticas LGBTTQIAPN+ em Libras

interconexões entre léxico em línguas de sinais, plataformas digitais e redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-13

Palavras-chave:

Comunidades Surdas, LGBTTQIAPN , Léxico, Redes Sociais, Libras

Resumo

Este artigo aborda a interconexão entre as Comunidades Surdas e o ativismo LGBTTQIAPN+ em plataformas digitais, centrando-se na análise de vídeos em Libras presentes no YouTube e Instagram. Examinamos o papel das redes sociais na propagação de informações e na expansão do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com um foco específico na visibilidade das comunidades LGBTTQIAPN+ no Instagram e no YouTube. A análise se concentra na observação de vídeos e transmissões ao vivo como formas de práticas linguísticas. Por meio de métodos de análise de conteúdo, o estudo visa investigar como o termo “bissexual” é representado em Libras, buscando identificar variações e sua relação com a concepção binária de gênero. A pesquisa pode contribuir para um corpus acadêmico ao oferecer uma base documental para estudos mais amplos sobre a interseção das identidades surdas e LGBTTQIAPN+, enfatizando a importância de uma abordagem sensível e colaborativa entre a academia e as comunidades de prática.

Downloads

Biografia do Autor

  • Letícia Regiane da Silva, UFSC

    Mestre em Linguística pela UFSC.

  • Marianne Rossi Stumpf, UFSC

    Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Marcos Luchi, UFSC

    Doutor em Estudos da Tradução, UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ABATI, F. R. Terminologia dos "procedimentos de tradução" em língua de sinais brasileira: metodologia para organização de glossário bilíngue. Dissertação (Mestrado em Estudos de Tradução) - Universidade de Brasília, 2018.

BUTLER, J. The psychic life of power: theories in subjection. Stanford: Stanford University Press, 1997. DOI https://doi.org/10.1515/9781503616295

LIMA, V. L. S. Língua de sinais: proposta terminológica para a área de desenho arquitetônico. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

MARTINS, F. C. Terminologia da Libras: coleta e registro de sinais-termo da área de psicologia. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

PINHEIRO, D; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. Produções culturais surdas no YouTube: Estratégias de negociação e consumo de identidades. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 10, n. 21, pp. 121–153, 2013.

REIS, T. (org.) Manual de Comunicação LGBTI+. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI/GayLatino, 2018.

RIBEIRO, D. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RIGO, N. S. Tradução de canções de LP para LSB: identificando e comparando recursos tradutórios empregados por sinalizantes surdos e ouvintes. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2013.

SILVA JUNIOR, D. C. Metáfora em Libras: um estudo do léxico. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

SILVEIRA, G. L.; AMARAL; M. F. Movimento surdo e o ciberativismo através do YouTube e do Facebook. Trabalho apresentado no IJ05 – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Comunicação Multimídia do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul realizado de 31 de maio a 2 de junho de 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1483-1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.

SOUZA, J. C. Dicionários bilíngues português-Libras no ensino para surdos: usos e funções. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

STUMPF, M. R.; OLIVEIRA, J. S.; MIRANDA, R. D. O Glossário Letras-Libras como instrumento para estudo de unidades terminológicas em Libras. In: STUMPF, M.; QUADROS, R. M. de; LEITE, T. de A. (org.). Estudos da Língua Brasileira de Sinais II. Série Estudos de Língua de Sinais. V. II. Florianópolis: Insular, 2014, p.145-164.

TUXI SANTOS, P. A terminologia na língua de sinais brasileira: proposta de organização e de registro de termos técnicos e administrativos do meio acadêmico em glossário bilíngue. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

18-06-2024

Edição

Seção

Estudos de léxico em linguas de sinais

Como Citar

SILVA, Letícia Regiane da; STUMPF, Marianne Rossi; LUCHI, Marcos. Um estudo sobre práticas linguísticas LGBTTQIAPN+ em Libras: interconexões entre léxico em línguas de sinais, plataformas digitais e redes sociais. Revista GTLex, Uberlândia, v. 9, p. e0913, 2024. DOI: 10.14393/Lex-v9a2023/24-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/71785. Acesso em: 5 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 82

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.