O uso de dicionário infantil em sala de aula

relatos de uma sequência didática para o ensino fundamental – anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-8

Palavras-chave:

Dicionários escolares, Sequência Didática, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho é um relato de uma aplicação de uma sequência didática com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão. A atividade, entre outros objetivos, teve o propósito de apresentar o gênero textual dicionário a esses alunos e incentivar o uso como recurso didático na alfabetização. A pesquisa tem natureza aplicada e técnica de pesquisa bibliográficas e de campos com a realização da sequência didática utilizando dicionários. Do ponto de vista teórico, foram considerados trabalhos no ramo da Lexicografia Pedagógica, com destaque para os trabalhos de Silva e Serra (2018), Pontes (2009), Krieger, (2006, 2012), Brasil (2012) entre outros. A sequência didática apresentada aqui teve como base os trabalhos no campo da Linguística Aplicada, com destaque para aqueles que orientam para a didática do gênero textual (BRASIL, 2018, SCHNEUWLY; NOVERRAZ; DOLZ, 2004; ALVES FILHO, 2014). Os resultados da pesquisa mostraram que é possível apresentar e trabalhar com os dicionários na sala de aula com os alunos do 1° ano do ensino fundamental, podendo ser uma boa ferramenta para utilizar em sala de aula em uma perspectiva de desenvolvimento de conhecimento linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Serra, UFMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, campus Bacabal)

Maria Ednalva Lima e Silva, UFMA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em ensino de língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, professora do Ensino Fundamental da rede de ensino da cidade de Codó, Maranhão.

Referências

ALVES FILHO, F. Gênero jornalístico: notícias e carta ao leitor em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2014.

BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRANGEL, L. M. Dicionários escolares e ensino de língua portuguesa. Interdisciplinar-Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

NASCIMENTO, F. I; PONTES, A. L. Dicionários escolares: Uma análise visual. Linguagem em Foco: Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE. v. 3, n. 5, p. 145-166, 2011.

DOLZ, J.; NOVERAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 81-108.

FERREIRA, M. B.; ANJOS, M. Dicionário infantil ilustrado Aurélio com a turma da Monica. Curitiba: Positivo, 2014.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo. v. 32 n 53, p. 1-25, 2007.

KÖCHE, V; MARINELLO, A F. Gêneros textuais: práticas de leitura, escrita e análise linguística. Petrópolis: Vozes, 2015.

KRIEGER, M. G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: LEXIKON, 2012.

KRIEGER, M. G. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista Língua e Literatura, v. 7, n. 10-11, p. p. 101-112, 2012.

KRIEGER, M. G. Políticas públicas e dicionários para escola: o programa nacional do livro didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Revista de Tradução. v. 2, n. 18, p. 235 - 252, 2006.

PONTES, A. L. Dicionários escolares: o que é, como se faz. Fortaleza: EDUECE, 2009.

RANGEL, E. O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da “ proposta lexicográfica”. In: CARVALHO, O. L. S; BAGNO, M (org.). Dicionários escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 37-60.

SERRA, L. H. O Ensino de Vocabulário na Sala de Aula: reflexões e práticas para a produção de textos na educação básica. Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística, v.1, n.1, 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/4749/2762. Acesso em: 10 jan. 2023

SILVA, M. E. L.; SERRA, L. H. O Dicionário Infantil Como Ferramenta Didática Nas Aulas De Língua Portuguesa: Algumas Propostas. Revista Ribanceira: revista de Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA. v. 15, p. 69-85, 2018.

SILVA, M. E. L.; FERREIRA, R. N. S.; GUIMARÃES, A. C; SERRA, L. H. A história do dicionário e sua inclusão como material didático nas aulas de língua portuguesa. In: X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís – Ma. Anais... São Luís: EDUFMA. p. 1-13. 2017.

TEIXEIRA, M. C.; VENTURINI, M. C. A leitura de dicionários em sala de aula: perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.15, n.2, p. 505-528, jul./dez. 2012.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

SERRA, L. H.; SILVA, M. E. L. e. O uso de dicionário infantil em sala de aula: relatos de uma sequência didática para o ensino fundamental – anos iniciais. Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0808, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68433. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Lexicografia em Foco