Definição terminológica do campo conceitual de equações da matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n2a2020-1Palavras-chave:
Terminologia, Definição Terminológica, Matemática, Campo conceitual, EquaçõesResumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). O tema insere-se na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvido no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) e no Laboratório de Língua de Sinais Brasileira (LabLibras) da UnB. O objeto de estudo é constituído pelas definições dos termos matemáticos relacionados ao campo conceitual equações, encontradas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD e em dicionários especializados de matemática. O público-alvo são os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até o 3º no Ensino Médio, visto que o conteúdo de equações perpassa todos esses anos letivos. O objetivo deste trabalho é analisar as definições e apresentar proposta de definições reformuladas. Para tanto, o método empregado na pesquisa foi o analítico-descritivo. Como procedimentos metodológicos, adotamos os seguintes percursos: i) coleta dos termos e das definições; ii) análise das definições e iii) reformulação das definições segundo a proposta de ficha de reformulação de definição de Nascimento (2016, p. 99). Como resultado, apresentamos as definições reformuladas para 30 termos que compõem o campo conceitual de equações.
Downloads
Referências
BESSÉ, B. D. Terminological definitions. In: WRIGHT, S. E.; BUDIN, G. (org.). Handbook of terminology management. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1997. v. 1, p. 63-74.
CENTURIÓN, M.; JAKUBOVIC, J. Matemática nos dias de hoje, 7° Ano: na medida certa. São Paulo: Leya, 2015a.
CENTURIÓN, M.; JAKUBOVIC, J. Matemática nos dias de hoje, 8° Ano: na medida certa. São Paulo: Leya, 2015b.
CENTURIÓN, M.; JAKUBOVIC, J. Matemática nos dias de hoje, 9° Ano: na medida certa. São Paulo: Leya, 2015c.
CHAVANTE, E.; PRESTES, D. Quadrante Matemática, 1° Ano. São Paulo: SM, 2016.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática, 6° Ano. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016a.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática, 7° Ano. 2. ed. ed. São Paulo: Ática, 2016b.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática, 8° Ano. 2. ed. ed. São Paulo: Ática, 2016c.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática, 9° Ano. 2. ed. ed. São Paulo: Ática, 2016d.
DANTE, L. R. Matemática contexto e aplicações, 1° Ano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.
D’AZEVEDO, R. P. Terminologia da Matemática em Língua de Sinais Brasileira: Proposta de Glossário Bilíngue Libras-Português. 2019. 322f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
DUBOIS, C. La spécificité de la définition en terminologie. Langues et Linguistique, n. 33, p. 53-63, 2010.
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: Matemática, 7° Ano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2014a.
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: Matemática, 8° Ano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2014b.
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: Matemática, 9° Ano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2014c.
FAULSTICH, E. Características DO QUE É e PARA QUE SERVE nas definições de terminologias científica e técnica. In: ISQUERDO, A. N.; DAL CORNO, G. O. M. (org.). As Ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. v. VII. Campo Grande: Ed. UFMS, 2014. p. 377-393.
FINATTO, M. J. B. A definição terminológica do dicionário Termisul: expressões linguísticas de relações conceituais complexas. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (org.) As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001.
IEZZI, G. et al. Matemática ciências e aplicações, 1° Ano. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
KLERK, J. D. Math Dictionary: Homework help for families. New York: DK, 2009.
KRIEGER, M. da G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2004.
NASCIMENTO, C. B. do. Terminografia da Língua de Sinais Brasileira: proposta de glossário ilustrado semibilíngue do meio ambiente, em mídia digital. 2016. 220f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
PAIVA, M. Matemática Paiva, 1° Ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
PAVEL, S.; NOLET, D. Manual de terminologia. Adaptação para a língua portuguesa de Enilde Faulstich. Canadá: Public Works and Government Services, 2002.
SEDF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Finais. 2013a. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/materiais-pedagogicos/curriculoemmovimento.html. Acesso em: 1 abr. 2018.
SEDF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio. Brasília, 2013b. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/materiais-pedagogicos/curriculoemmovimento.html. Acesso em: 1 abr. 2018.
SILVEIRA, E. Matemática: Compreensão e Prática, 7° Ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015a.
SILVEIRA, E. Matemática: Compreensão e Prática, 8° Ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015b.
SILVEIRA, E. Matemática: Compreensão e Prática, 9° Ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015c.
SOUZA, J. R. D.; GARCIA, J. D. S. R. #Contato Matemática, 1° Ano. São Paulo: FTD, 2016.
SOUZA, J. R. D.; PATARO, P. R. M. Matemática: vontade de saber, 7° Ano. 3ª edição. São Paulo: FTD, 2015a.
SOUZA, J. R. D.; PATARO, P. R. M. Matemática: vontade de saber, 8° Ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015b.
SOUZA, J. R. D.; PATARO, P. R. M. Matemática: vontade de saber, 9° Ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015c.
SÓ MATEMÁTICA. Dicionário Ilustrado Só Matemática. Porto Alegre: Virtuous, 2011.
TAPSON, F. Dicionário Oxford de Matemática Essencial. Tradução de Fábio Pelicano Borges Vieira. São Paulo: Oxford University Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.