O uso de dicionário infantil em sala de aula
relatos de uma sequência didática para o ensino fundamental – anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-8Palabras clave:
Dicionários escolares, Sequência Didática, Ensino FundamentalResumen
Este trabalho é um relato de uma aplicação de uma sequência didática com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão. A atividade, entre outros objetivos, teve o propósito de apresentar o gênero textual dicionário a esses alunos e incentivar o uso como recurso didático na alfabetização. A pesquisa tem natureza aplicada e técnica de pesquisa bibliográficas e de campos com a realização da sequência didática utilizando dicionários. Do ponto de vista teórico, foram considerados trabalhos no ramo da Lexicografia Pedagógica, com destaque para os trabalhos de Silva e Serra (2018), Pontes (2009), Krieger, (2006, 2012), Brasil (2012) entre outros. A sequência didática apresentada aqui teve como base os trabalhos no campo da Linguística Aplicada, com destaque para aqueles que orientam para a didática do gênero textual (BRASIL, 2018, SCHNEUWLY; NOVERRAZ; DOLZ, 2004; ALVES FILHO, 2014). Os resultados da pesquisa mostraram que é possível apresentar e trabalhar com os dicionários na sala de aula com os alunos do 1° ano do ensino fundamental, podendo ser uma boa ferramenta para utilizar em sala de aula em uma perspectiva de desenvolvimento de conhecimento linguístico.
Descargas
Citas
ALVES FILHO, F. Gênero jornalístico: notícias e carta ao leitor em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2014.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRANGEL, L. M. Dicionários escolares e ensino de língua portuguesa. Interdisciplinar-Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.
NASCIMENTO, F. I; PONTES, A. L. Dicionários escolares: Uma análise visual. Linguagem em Foco: Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE. v. 3, n. 5, p. 145-166, 2011.
DOLZ, J.; NOVERAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 81-108.
FERREIRA, M. B.; ANJOS, M. Dicionário infantil ilustrado Aurélio com a turma da Monica. Curitiba: Positivo, 2014.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo. v. 32 n 53, p. 1-25, 2007.
KÖCHE, V; MARINELLO, A F. Gêneros textuais: práticas de leitura, escrita e análise linguística. Petrópolis: Vozes, 2015.
KRIEGER, M. G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: LEXIKON, 2012.
KRIEGER, M. G. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista Língua e Literatura, v. 7, n. 10-11, p. p. 101-112, 2012.
KRIEGER, M. G. Políticas públicas e dicionários para escola: o programa nacional do livro didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Revista de Tradução. v. 2, n. 18, p. 235 - 252, 2006.
PONTES, A. L. Dicionários escolares: o que é, como se faz. Fortaleza: EDUECE, 2009.
RANGEL, E. O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da “ proposta lexicográfica”. In: CARVALHO, O. L. S; BAGNO, M (org.). Dicionários escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 37-60.
SERRA, L. H. O Ensino de Vocabulário na Sala de Aula: reflexões e práticas para a produção de textos na educação básica. Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística, v.1, n.1, 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/4749/2762. Acesso em: 10 jan. 2023
SILVA, M. E. L.; SERRA, L. H. O Dicionário Infantil Como Ferramenta Didática Nas Aulas De Língua Portuguesa: Algumas Propostas. Revista Ribanceira: revista de Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA. v. 15, p. 69-85, 2018.
SILVA, M. E. L.; FERREIRA, R. N. S.; GUIMARÃES, A. C; SERRA, L. H. A história do dicionário e sua inclusão como material didático nas aulas de língua portuguesa. In: X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís – Ma. Anais... São Luís: EDUFMA. p. 1-13. 2017.
TEIXEIRA, M. C.; VENTURINI, M. C. A leitura de dicionários em sala de aula: perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.15, n.2, p. 505-528, jul./dez. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luis Henrique Serra, Maria Ednalva Lima e Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.