Os termos em livros didático de inglês para informática
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-3Palabras clave:
Língua inglesa, Termo, Livro didático, InformáticaResumen
No estado do Paraná, a língua inglesa é um componente da matriz curricular de grande parte dos cursos técnicos ofertados pela Secretaria de Estado da Educação. Entretanto, o estado disponibiliza aos alunos e professores apenas livros didáticos para fins gerais e nenhum material especializado complementar. Assim, este estudo aborda questões referentes ao conhecimento terminológico no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio que, devido ao seu grau de especificidade, tende a dar ênfase às unidades terminológicas específicas. Para isto, essa pesquisa qualitativa tem como objetivo principal analisar materiais didáticos de inglês para informática disponíveis no mercado brasileiro e apontar um deles como forma de suprir a lacuna no ensino dos termos. O referencial teórico apoiou-se, entre outros, em Genouvrier; Peytard (1974), Barros (2004), Krieger; Finatto (2004) e Enterría Sánchez (2009).
Descargas
Citas
ABBADE, C. M. de S. A lexicologia e a teoria dos campos lexicais. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, v. XV, n. 5, 2011, p. 1332-1343.
BARROS, L. A. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004.
BIDERMAN, M. T. C. O significado. A estruturação do léxico. In: BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística. Leitura e crítica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 187-202.
CABRÉ, M. T. La terminología: Teoría, Metodología, Aplicaciones. Barcelona: Editorial. Antártida/Empúries, 1993.
CRUZ, D.T. English online: Inglês instrumental para informática. 1. Ed. São Paulo: Disal, 2013.
ENTERRÍA SÁNCHEZ, J. G. El español lengua de especialidad: enseñanza y aprendizaje. Madrid: Arco/Libros, 2009.
ESTERAS, S. R. Infotech: English for computer users. 4. ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 2014.
FERREIRA, M. C. Campos léxico-semânticos e o ensino de vocabulário de segunda língua. Revista Prolíngua. v. 2. n. 2 – Jul./Dez. 2009.
GENOUVRIER, E.; PEYTARD, J. Linguística e ensino do português. Coimbra: Almedina, 1974.
KRIEGER, M. da G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.
LEFFA, V. J. As Palavras e Sua Companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/As_Palavras.pdf. Acesso em: 21 mai. 2017.
THOMPSON, M. A. Inglês instrumental: estratégias de leitura para informática e internet. São Paulo: Érica, 2016.
VARGAS, M. D.; NADIN, O.L. A terminologia no curso de formação de professores de línguas: uma proposta didática. Tradterm, São Paulo, vol. 25, p. 235-251, 2015. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p235-251. Acesso em: 18 mai. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.