Os termos em livros didático de inglês para informática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-3

Palavras-chave:

Língua inglesa, Termo, Livro didático, Informática

Resumo

No estado do Paraná, a língua inglesa é um componente da matriz curricular de grande parte dos cursos técnicos ofertados pela Secretaria de Estado da Educação. Entretanto, o estado disponibiliza aos alunos e professores apenas livros didáticos para fins gerais e nenhum material especializado complementar. Assim, este estudo aborda questões referentes ao conhecimento terminológico no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio que, devido ao seu grau de especificidade, tende a dar ênfase às unidades terminológicas específicas. Para isto, essa pesquisa qualitativa tem como objetivo principal analisar materiais didáticos de inglês para informática disponíveis no mercado brasileiro e apontar um deles como forma de suprir a lacuna no ensino dos termos. O referencial teórico apoiou-se, entre outros, em Genouvrier; Peytard (1974), Barros (2004), Krieger; Finatto (2004) e Enterría Sánchez (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Spinelo Heydt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Rosemary Irene Castañeda Zanette, UNIOESTE

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Professora efetiva da área de Língua Italiana na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

ABBADE, C. M. de S. A lexicologia e a teoria dos campos lexicais. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, v. XV, n. 5, 2011, p. 1332-1343.

BARROS, L. A. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004.

BIDERMAN, M. T. C. O significado. A estruturação do léxico. In: BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística. Leitura e crítica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 187-202.

CABRÉ, M. T. La terminología: Teoría, Metodología, Aplicaciones. Barcelona: Editorial. Antártida/Empúries, 1993.

CRUZ, D.T. English online: Inglês instrumental para informática. 1. Ed. São Paulo: Disal, 2013.

ENTERRÍA SÁNCHEZ, J. G. El español lengua de especialidad: enseñanza y aprendizaje. Madrid: Arco/Libros, 2009.

ESTERAS, S. R. Infotech: English for computer users. 4. ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 2014.

FERREIRA, M. C. Campos léxico-semânticos e o ensino de vocabulário de segunda língua. Revista Prolíngua. v. 2. n. 2 – Jul./Dez. 2009.

GENOUVRIER, E.; PEYTARD, J. Linguística e ensino do português. Coimbra: Almedina, 1974.

KRIEGER, M. da G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.

LEFFA, V. J. As Palavras e Sua Companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/As_Palavras.pdf. Acesso em: 21 mai. 2017.

THOMPSON, M. A. Inglês instrumental: estratégias de leitura para informática e internet. São Paulo: Érica, 2016.

VARGAS, M. D.; NADIN, O.L. A terminologia no curso de formação de professores de línguas: uma proposta didática. Tradterm, São Paulo, vol. 25, p. 235-251, 2015. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p235-251. Acesso em: 18 mai. 2017.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

SPINELO HEYDT, V.; CASTAÑEDA ZANETTE, R. I. . Os termos em livros didático de inglês para informática. Revista GTLex, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 49–70, 2020. DOI: 10.14393/Lex9-v5n1a2019-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/50075. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos