Estudos de léxico em línguas de sinais
o que o Brasil tem produzido?
DOI :
https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-25Mots-clés :
Léxico, Línguas de sinais, LibrasRésumé
O texto constitui uma apresentação da seção temática Estudos de léxico em línguas de sinais, organizada pelos professores Alexandre Melo de Sousa (UFAL) e Ronice Müller de Quadros (UFSC). No primeiro momento, os autores destacam quatro trabalhos que têm relação com as investigações sobre o léxico em Libras: a) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior; b) Projeto Inventário Nacional de Libras; c) Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA; d) Gramática da Libras. No segundo momento, os autores apresentam cada um dos 11 artigos que compõem a seção temática.
Téléchargements
Références
ALMEIDA-SILVA, A.; ARAÚJO, N. F. M. de. (org). Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA. Terezina: Governo do Estado do Piauí, 2023.
ANTUNES, I. Território das Palavras: estudos do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 1). Rio de Janeiro: INES, 2023a.
QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 2). Rio de Janeiro: INES, 2023b.
QUADROS, R. M.; SILVA, J. B. da.; MACHADO, R. N.; LUDWIG, C. R. Inventário Nacional de Libras. Fórum Linguístico, v. 17, n. 4, p. 5457-5474, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77334
SOUSA, A. M. de; GARCIA, R. Inventário de Libras da Região de Rio Branco, Acre: possibilidades para o estudo da variação lexical. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 65, p. 107-121, 2023. DOI https://doi.org/10.18542/moara.v0i65.16051
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Vol. 3. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021c.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 1. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021a.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 2. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021b.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 4. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021d.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A.. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 5. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021e.
TEIXEIRA, M. A. A comunidade surda acreana. 20 anos da Lei de Libras. Evento do Grupo Eslin (Educação de Surdos, Libras e Inclusão). Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2022.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Alexandre Melo de Sousa, Ronice Müller de Quadros 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

