Equivalência terminológica no contexto universitário

uma análise quantitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v7a2021/22-8

Palavras-chave:

Terminologia, Equivalência, Língua Inglesa

Resumo

As relações de equivalência configuram-se como um campo de estudo, também, no âmbito das linguagens de especialidade, isto é, da Terminologia. Textos especializados e, consequentemente, termos de diferentes idiomas são utilizados com frequência entre universidades que visam a fomentar seus processos de internacionalização e necessitam da compreensão de unidades terminológicas referentes aos setores e departamentos da instituição. Com o intuito de identificar equivalentes para termos nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa de Mestrado, da qual foi possível extrair dados numéricos e que puderam ser apresentados por meio de gráfico no presente estudo. O objetivo deste, portanto, é verificar, nos corpora selecionados, os diferentes graus de equivalência de termos referentes à estrutura as universidades. Para tanto, utilizou-se documentos institucionais das sete universidades estaduais paranaenses, relevantes nos níveis nacional e estadual, e de sete universidades dos Estados Unidos da América (EUA), em língua inglesa. Os autores utilizados como base foram, por exemplo, Dubuc (1980), Cabré (1999), Jesus e Alves (2009), Nadin (2009), Hudzik (2011), entre outros. Os resultados demonstram, principalmente, que 32% dos termos selecionados não possuem equivalentes e correspondentes nos corpora, enquanto 68% apresentou algum grau de equivalência (equivalência e/ou correspondência).

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Biografia do Autor

Andressa Caroline Flamia Boveto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

19-08-2022

Como Citar

BOVETO, A. C. F. Equivalência terminológica no contexto universitário: uma análise quantitativa. Revista GTLex, Uberlândia, v. 7, p. e0708, 2022. DOI: 10.14393/Lex-v7a2021/22-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/65741. Acesso em: 22 jul. 2024.

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