Utilização de sequência didática para o ensino de funções no Ensino Médio: um estudo no Colégio Militar de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-75670Palavras-chave:
Funções, metodologia, sequência didática, avaliação diagnósticaResumo
Este artigo analisa uma sequência didática aplicada ao ensino de funções no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília, abordando conceitos como função afim e quadrática. A metodologia incluiu questionário inicial, avaliações diagnósticas, entrevistas estruturadas, aulas expositivas, estudo dirigido e atividades com Geogebra. Os resultados revelam que os alunos enfrentam dificuldades em reconhecer as notações matemáticas na teoria de funções e nos problemas contextualizados. No entanto, demonstram que as atividades iniciais da sequência didática contribuíram para melhorar as aulas e facilitar a compreensão do conteúdo sobre funções. O estudo destaca a importância da aplicabilidade de metodologias diversificadas e adaptativas para superar lacunas de conhecimento existentes ente os alunos na disciplina de Matemática.
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