Utilização de sequência didática para o ensino de funções no Ensino Médio: um estudo no Colégio Militar de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-75670

Palavras-chave:

Funções, metodologia, sequência didática, avaliação diagnóstica

Resumo

Este artigo analisa uma sequência didática aplicada ao ensino de funções no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília, abordando conceitos como função afim e quadrática. A metodologia incluiu questionário inicial, avaliações diagnósticas, entrevistas estruturadas, aulas expositivas, estudo dirigido e atividades com Geogebra. Os resultados revelam que os alunos enfrentam dificuldades em reconhecer as notações matemáticas na teoria de funções e nos problemas contextualizados. No entanto, demonstram que as atividades iniciais da sequência didática contribuíram para melhorar as aulas e facilitar a compreensão do conteúdo sobre funções. O estudo destaca a importância da aplicabilidade de metodologias diversificadas e adaptativas para superar lacunas de conhecimento existentes ente os alunos na disciplina de Matemática.

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Biografia do Autor

  • Michelle Ramos von Borries, Colégio Militar de Brasília

    Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Matemática Profissional (ProfMat) pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência profissional na Educação Básica como docente de Matemática em instituições particulares e públicas, como Coordenadora de Disciplina (Matemática) no Ensino Fundamental e Médio, e Chefe da Seção de Apoio Pedagógico no Colégio Militar de Brasília. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental no Colégio Militar de Brasília.

  • Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, Universidade de Brasília

    Graduada em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies em espaços de Minkowski e caracterizações de hipersuperfícies de Dupin. Desenvolve pesquisas na área de ensino, com ênfase na Educação no Ensino Superior. É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM).

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Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

BORRIES, Michelle Ramos von; RODRIGUES, Luciana Maria Dias de Ávila. Utilização de sequência didática para o ensino de funções no Ensino Médio: um estudo no Colégio Militar de Brasília. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, p. 1–19, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-75670. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/75670. Acesso em: 16 jun. 2025.

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