O uso do Vicmetro como Instrumento para o estudo de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-70708

Palavras-chave:

Vicmetro, triângulo retângulo, razões trigonométricas, sequência didática

Resumo

Diante das dificuldades dos alunos, no que se refere à assimilação de conteúdos matemáticos, e de uma parcela de professores, no que concerne à falta de recursos didáticos, pesquisas têm sido desenvolvidas nos últimos anos com o objetivo de produzir materiais concretos e manipuláveis para ajudar no ensino de matemática, e um deles, é o Vicmetro destinado para se mobilizar conhecimentos matemáticos, em especial, da trigonometria. Assim, esse estudo tem como intuito apresentar uma sequência didática fazendo uso do Vicmetro para o ensino de conceitos trigonométricos, com vista a mobilizar diferentes elementos do triângulo retângulo e suas razões trigonométricas. Para isso, pautou-se em uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram baseados na pesquisa bibliográfica e por fim, produziu-se uma sequência didática envolvendo esse instrumento. Ela foi composta por duas atividades, ambas envolvendo o Vicmetro, porém com focos distintos, a primeira visa identificar os diferentes elementos de um triângulo retângulo, como ângulos e catetos, e a segunda, mobilizar as distintas razões trigonométricas. Esse estudo se configura como uma proposta inicial para o uso do instrumento, visando que por meio dele os alunos possam não só verificar um resultado, mas coloquem em movimentos diferentes conceitos matemáticos em torno da construção de triângulo. Assim, esse trabalho busca promover por meio de uma sequência didática um ensino mais dinâmico e interativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wallisson Moreira de Souza, Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO)

é doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS), mestrando pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), especialista em Docência e Prática de Ensino em Matemática e Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, ambas pela Faculdade Descomplica, e professor substituto da Rede Municipal de Fortaleza.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

é pós-doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

é doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora do curso de Licenciatura em Matemática da UECE, é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).   Tem experiência na área da História da Matemática, com ênfase, nos instrumentos matemáticos, na articulação entre história e ensino de matemática.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018.

BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 43, p. 1-12, 23 nov. 2021. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188. Acesso em: 21 abr. 2023.

BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, A. C. C. Vamos aprender trigonometria? Uma experiência com alunas no ensino médio utilizando a balestilha. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM), Fortaleza, [S. l.], v. 3, p. 41-53, 2016. DOI: 10.30938/bocehm.v3i7.66. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66. Acesso em: 21 abr. 2023.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4 ed. São Paulo: Vozes, 2005.

COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo. 3. ed. Porto Alegre: Instituto Sidarta, 2017. 226 p.

DOMINGOS NETO, S. Ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

GOMES, S. C. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

LOBO, W. S.; JESUS, G. B.; MADRUGA, Z. E. F. Teoria das situações didáticas: uma proposta de ensino de inequações utilizando a régua trigonométrica. Com A Palavra O Professor, Vitória da Conquista, v. 2, n. 4, p. 25-46, dez. 2017.

MALAGUTI, R. Razões trigonométricas: dos triângulos à circunferência – estratégias de ensino. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.

MOREY, B. B.; GOMES, C. G. Uma sequência de ensino de trigonometria numa abordagem histórica, In: OLIVEIRA, K. B. de; PRADO, M. R. M. (Org.). Projetos e Ações em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Natal: IFRN Editora, 2014. p. 58-83.

PAGLIARINI, M. M. Abordagem metodológica para o ensino de trigonometria por meio de material manipulável e registros de representação semiótica. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.

PARRA FILHO, V. Vicmetro® Trigonometria: teoria & prática enfim juntas. Campinas: 2010. Disponível em: http://www.vipvirtual.com.br/apostila_vicmetro.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. de S.; OLIVEIRA, G. P. Novas configurações do laboratório de ensino de Trigonometria a partir da incorporação da tecnologia articulada a história da Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (RenCiMa), Fortaleza, v. 12, p. 1-19, 2021.

PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, p. 1-19, 2021.

PRODANOV. C. C.; FREITAS, E. C.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Freevale, 2013, 277 p.

SANTOS, J. L. B. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SARAIVA, J. H.; CHAQUIAM, M. História da matemática no ensino de trigonometria: revisitando os artigos de Lima (2019). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM), Fortaleza, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 241–252, 2021. DOI:10.30938/bocehm.v7i20.2793. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793. Acesso em: 21 abr. 2023.

SILVA, E. G. M. G. Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no Ensino Fundamental. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SILVA, T. F. Uma sequência didática para o ensino de funções trigonométricas: perspectivas do ensino fundamental ao médio. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018.

SILVA, W. O ensino da trigonometria: perspectivas do ensino fundamental ao médio. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.

SOUZA JÚNIOR, E. L. O uso do Vicmetro no ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE SOUZA, F. W. M.; PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. de S. O uso do Vicmetro como Instrumento para o estudo de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-70708. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/70708. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática