Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática

Autores

  • Ana Carolina Igawa Barbosa Governo do Estado de Minas Gerais
  • Odalea Aparecida Viana Universidade Federal de Uberlândia (UFU) https://orcid.org/0000-0003-4782-6718

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática, Ensino de geometria, Educação Matemática

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar as decisões de uma professora de matemática no processo de elaboração e aplicação de uma sequência didática que visava à aprendizagem do conceito de polígono. O trabalho foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/ XXX e direcionado a alunos do sexto ano do ensino fundamental. Foram elencadas quatro tomadas de decisão relativas a: (a) elaboração do material de aprendizagem (livro didático ou material próprio); (b) estratégia de ensino (recepção verbal ou descobrimento); (c) promoção dos diálogos (definições formais ou informais) e (d) condução da postura de aprendizagem (significativa ou mecânica). As análises evidenciaram a opção por construir um material potencialmente significativo; por encaminhar a aprendizagem por recepção verbal; por promover diálogos que resgatavam as palavras dos próprios estudantes, mas com incentivo às definições formais, e por conduzir a aula de modo a incentivar a postura de responsabilidade para aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Igawa Barbosa, Governo do Estado de Minas Gerais

Professora de Matemática da rede estadual, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade Federal de Uberlândia.

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação, área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência no ensino básico e superior e atualmente é professora visitante na Universidade Federal do ABC. É professora aposentada pela Universidade Federal de Uberlândia e atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional - da UFU. Atua na linha de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática do PSIEM/Unicamp e Nupem/UFU nos temas: formação de conceitos e aprendizagem significativa, atitudes, conceitos e habilidades em geometria e registros de representação e semiótica. (Fonte: Currículo Lattes).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Barbosa, A. C. I. ., & Viana, O. A. (2020). Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 1(1), 7–26. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática