Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática

Autores

  • Ana Carolina Igawa Barbosa Governo do Estado de Minas Gerais
  • Odalea Aparecida Viana Universidade Federal de Uberlândia (UFU) https://orcid.org/0000-0003-4782-6718

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática, Ensino de geometria, Educação Matemática

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar as decisões de uma professora de matemática no processo de elaboração e aplicação de uma sequência didática que visava à aprendizagem do conceito de polígono. O trabalho foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/ XXX e direcionado a alunos do sexto ano do ensino fundamental. Foram elencadas quatro tomadas de decisão relativas a: (a) elaboração do material de aprendizagem (livro didático ou material próprio); (b) estratégia de ensino (recepção verbal ou descobrimento); (c) promoção dos diálogos (definições formais ou informais) e (d) condução da postura de aprendizagem (significativa ou mecânica). As análises evidenciaram a opção por construir um material potencialmente significativo; por encaminhar a aprendizagem por recepção verbal; por promover diálogos que resgatavam as palavras dos próprios estudantes, mas com incentivo às definições formais, e por conduzir a aula de modo a incentivar a postura de responsabilidade para aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Igawa Barbosa, Governo do Estado de Minas Gerais

Professora de Matemática da rede estadual, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade Federal de Uberlândia.

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação, área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência no ensino básico e superior e atualmente é professora visitante na Universidade Federal do ABC. É professora aposentada pela Universidade Federal de Uberlândia e atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional - da UFU. Atua na linha de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática do PSIEM/Unicamp e Nupem/UFU nos temas: formação de conceitos e aprendizagem significativa, atitudes, conceitos e habilidades em geometria e registros de representação e semiótica. (Fonte: Currículo Lattes).

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

BARBOSA, A. C. I. .; VIANA, O. A. Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS , Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 7–26, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50091. Acesso em: 30 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática