Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091

Palavras-chave:

Educação Matemática, psicologia da Educação Matemática, ensino de Geometria

Resumo

O trabalho apresentado tem por objetivo analisar as decisões de uma professora de matemática no processo de elaboração e aplicação de uma sequência didática que visava à aprendizagem do conceito de polígono no ensino da Matemática. O trabalho foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e direcionado a alunos do sexto ano do ensino fundamental. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo e utilizaram-se folhas com registros dos alunos. Foram elencadas quatro tomadas de decisão relativas a: (a) elaboração do material de aprendizagem (livro didático ou material próprio); (b) estratégia de ensino (recepção verbal ou descobrimento); (c) promoção dos diálogos (definições formais ou informais) e (d) condução da postura de aprendizagem (significativa ou mecânica), tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A análise qualitativa e explicativa, dentro do escopo da chamada pesquisa do professor, evidenciou que a professora decidiu por construir um material potencialmente significativo; por encaminhar a aprendizagem por recepção verbal; por promover diálogos que resgatavam as palavras dos próprios estudantes, mas com incentivo às definições formais, e por conduzir a aula de modo a incentivar a postura de responsabilidade para aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação, área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência no ensino básico e superior e atualmente é professora visitante na Universidade Federal do ABC. É professora aposentada pela Universidade Federal de Uberlândia e atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional - da UFU. Atua na linha de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática do PSIEM/Unicamp e Nupem/UFU nos temas: formação de conceitos e aprendizagem significativa, atitudes, conceitos e habilidades em geometria e registros de representação e semiótica. (Fonte: Currículo Lattes).

Ana Carolina Igawa Barbosa, Governo do Estado de Minas Gerais

Professora de Matemática da rede estadual, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

VIANA, O. A.; BARBOSA, A. C. I. Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 7–26, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50091. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática