Códigos BCH aplicados na análise mutacional da enzima mitocondrial ATP6

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63403

Palavras-chave:

Álgebra. Biomatemática. Códigos BCH. Enzima ATP6.

Resumo

Neste trabalho foi utilizado o algoritmo de geração de proteínas, que realiza a construção de códigos BCH, para reproduzir uma sequência de DNA relacionada à enzima mitocondrial ATP6. Este algoritmo permite o estudo de mutações na sequência gerada, bem como a sua identificação, através de códigos corretores de erros. Na reprodução da sequência da enzima mitocondrial ATP6 foi possível observar que ocorre a troca de um nucleotídeo na posição da trinca 17, acarretando em uma mutação não silenciosa. Assim, será analisado como essa alteração pode modificar a arquitetura biológica da sequência gerada. Os resultados dessas análises poderão ser úteis no estudo de mutações genéticas, pois a troca de um aminoácido na enzima ATP6 pode acarretar em algumas doenças genéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Noronha de Oliveira, Universidade Federal de Afenas

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática e Mestra em Estatística Aplicada e Biometria, pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Uninter. Doutoranda em Estatística e Experimentação Agropecuária, pela Universidade Federal de Lavras. Trabalha com pesquisas na área de Matemática Aplicada e Estatística Aplicada.

Anderson José de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2006), Especialista em Matemática Empresarial (2007) e Docência em Educação à Distância (2008), pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Mestre em Engenharia Elétrica (2012) e Doutor em Engenharia Elétrica (2017), pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, trabalha com pesquisas na área de Matemática Aplicada (Códigos Corretores de Erros e Estruturas Algébricas Aplicados na Modelagem do Código Genético, Equações Diferenciais Fuchsianas e Geometria Hiperbólica Aplicadas no Processo de Transmissão de Informação em Sistemas de Comunicação).

Diogo Guilherme Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente participa de um projeto de análise de marcadores em tecidos tumorais e do grupo de pesquisa em Métodos Computacionais da Universidade Federal de Alfenas cuja linha de pesquisa é Modelagem Computacional . Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

COSTELO JR, D. J.; LIN, S. et al. Error control coding: fundamentals and applications, Prentice Hall, Englewood Cliffs, 1983.

DUNO, M. et al. A novel mitochondrial mutation m.8989 G>C associated with neuropathy, ataxia, retinitis pigmentosa - The NARP syndrome, Gene, v. 515, p. 372-375, 2013.

FARIA, L. C. B. Existências de Códigos Corretores de Erros e Protocolos de Comunicação em Sequências de DNA. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à genética, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2006.

INTERLANDO, J. C. Uma contribuição à construção e decodificação de códigos lineares sobre grupos abelianos via concatenação de códigos sobre anéis de inteiros residuais. 1994. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

KOMULAINEN, T. et al. A novel mutation m.8561C>G in MT-ATP6/8 causing a mitochondrial syndrome with ataxia, peripheral neuropathy, diabetes mellitus, and hypergonadotropic hypogonadism, J Neurol, v. 263, p. 2188-2195, 2016.

PEREIRA, D. G. Uma abordagem computacional para a análise de sequências de DNA por meio dos códigos corretores de Erros. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

ROCHA, A. S. L. Modelo de sistema de Comunicações digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de códigos corretores de erros. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SENIOR, A. E.; WEBER, J. ATP synthesis driven by proton transport in F1F0-ATP synthase, FEB SLetters, v. 545, p. 61-70, 20

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

OLIVEIRA, A. N. de; OLIVEIRA, A. J. de; PEREIRA, D. G. Códigos BCH aplicados na análise mutacional da enzima mitocondrial ATP6. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 3, n. 5, 2022. DOI: 10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63403. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/63403. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Matemática Aplicada