“Uma postura que eu adotaria”; “... me fez pensar que tipo de professor eu quero ser...”; “...quero fazer diferença na vida dos meus alunos...”: o impacto de uma disciplina na formação da identidade docente do futuro professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74670Palavras-chave:
Identidade, formação docente, professor de matemáticaResumo
Este artigo busca compreender como a textualização de uma entrevista semiestruturada com um professor de matemática e a redação de um memorial, realizados no contexto de uma disciplina do primeiro período de um curso de licenciatura em Matemática, influenciam no processo de construção da identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica deste estudo apoia-se em (Deschamps; Moliner, 2009) e (Takahashi; Lorencini Júnior, 2019) que tratam da constituição da identidade profissional na perspectiva da psicologia social. A metodologia de pesquisa consistiu na análise qualitativa documental de dois trabalhos realizados na disciplina (a textualização da entrevista e a elaboração de um memorial) por três licenciandos em Matemática. Os resultados apontam que tanto a escrita do memorial quanto a textualização da entrevista desenvolvidos na disciplina geram representações da docência e promovem o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. Além de favorecer os licenciandos um contato direto com reflexões relacionadas à docência que possibilitaram a integração ao grupo de professores e a distinção em relação ao grupo de alunos.
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