“Uma postura que eu adotaria”; “... me fez pensar que tipo de professor eu quero ser...”; “...quero fazer diferença na vida dos meus alunos...”: o impacto de uma disciplina na formação da identidade docente do futuro professor de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74670

Palavras-chave:

Identidade, formação docente, professor de matemática

Resumo

Este artigo busca compreender como a textualização de uma entrevista semiestruturada com um professor de matemática e a redação de um memorial, realizados no contexto de uma disciplina do primeiro período de um curso de licenciatura em Matemática, influenciam no processo de construção da identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica deste estudo apoia-se em (Deschamps; Moliner,  2009) e (Takahashi; Lorencini Júnior, 2019) que tratam da constituição da identidade profissional na perspectiva da psicologia social. A metodologia de pesquisa consistiu na análise qualitativa documental de dois trabalhos realizados na disciplina (a textualização da entrevista e a elaboração de um memorial) por três licenciandos em Matemática. Os resultados apontam que tanto a escrita do memorial quanto a textualização da entrevista desenvolvidos na disciplina geram representações da docência e promovem o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. Além de favorecer os licenciandos um contato direto com reflexões relacionadas à docência que possibilitaram a integração ao grupo de professores e a distinção em relação ao grupo de alunos.

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Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Petronilho Boiago, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor substituto do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da UFU. Integra o Núcleo de Pesquisas e Ensino em Educação Matemática (NUPEM) e o Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT).

  • Viviane de Andrade Vieira Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Educação para a ciência pela Unesp campus de Bauru. Técnica de laboratório no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia e Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem UNESP campus de Guaratinguetá.

Referências

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Publicado

2025-07-08

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

BOIAGO, Carlos Eduardo Petronilho; ALMEIDA, Viviane de Andrade Vieira. “Uma postura que eu adotaria”; “... me fez pensar que tipo de professor eu quero ser...”; “...quero fazer diferença na vida dos meus alunos...”: o impacto de uma disciplina na formação da identidade docente do futuro professor de Matemática . BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-74670. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/74670. Acesso em: 29 jul. 2025.

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