Crenças em Matemática: Reflexões sobre a Interferência dos Diversos Contextos na Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57108

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação socioemocional, Formação Docente, Matemática Emocional, Pesquisa-Ação.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a visão e a prática de professores de matemática no que diz respeito aos afetos e emoções a partir de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com alunos do 6º ano (incluindo Educação de Jovens e Adultos) de uma escola municipal em Duque de Caxias (RJ). Utilizando uma observação em sala de aula, realizada sob os procedimentos teóricos e metodológicos da pesquisa-ação e sua análise a partir do referencial teórico com ênfase na matemática emocional de Chacón (2003), concluiu-se que o professor precisa considerar as demandas socioemocionais em busca de resultados efetivos na aprendizagem matemática. Entretanto, ele também precisa de uma formação condizente com estas questões sobre o aluno e com a sua própria formação continuada, necessitando um olhar institucional, que contemple a profissão docente como dialógica e interdependente diante dos fatores emocionais. Portanto, este artigo potencializa as questões, algumas vezes implícitas na prática pedagógica, que requerem um olhar mais atento, porque tem a natureza afetiva emocional, incluindo crenças que podem ter sido estabelecidas durante os primeiros contatos com a matemática por parte do aluno.

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Biografia do Autor

Renata dos Santos Cardoso Ministério Feliciano, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Mestrado em Ensino pela Unigranrio (2019).Psicopedagoga pela Fundação Técnica Souza Marques (2017).Possui pós graduação em tecnologia educacional pela Universidade Estadual no Rio de Janeiro (2001), pós graduação em gestão educacional, coordenação e supervisão, pela Universidade Barão de Mauá (2014), graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro 2014, graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1995). Possui Certificação de proficiência na língua inglesa. Tem experiência em Educação, com ênfase em Tecnologia educacional. Atuação na área da coordenação de diversos segmentos, incluindo escola bilíngue (português/ Inglês), com foco na capacitação docente e aproveitamento das ferramentas de administração.

Eline das Flores Victer, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto Doutor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), bolsista de produtividade B1 PROPESQ/FUNADESP e JCNE (Jovem Cientista do Nosso Estado) /FAPERJ (2016-2019), Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Unigrarnio (PPGEC), no Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica, na área de Concentração Ensino de Matemática, atuando nas Linhas de Pesquisa: Ensino das Ciências: Relações Sociais e a Cidadania e Ensino das Ciências: Inovações Tecnológicas.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior.

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

Feliciano, R. dos S. C. M., das Flores Victer, E., & Rodrigues, C. K. (2021). Crenças em Matemática: Reflexões sobre a Interferência dos Diversos Contextos na Aprendizagem. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 2(4), 7–29. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57108

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática