Fractais na natureza e Modelagem Matemática
possíveis implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-73678Palavras-chave:
Ensino de matemática, fractais, modelagem matemáticaResumo
Este artigo trata sobre fractais na natureza, apresentando um relato de experiência que teve como objetivo construir modelos de fractais, inspirados na natureza, verificando as possibilidades de utilização no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Aborda-se os fractais, com foco na botânica, as principais características, como a autossimilaridade, utilizada como base para caracterizar um fractal natural. Apresenta-se também o conceito de Modelagem Matemática, as percepções de alguns autores, e as relações desta tendência com os fractais, que serviu de referência para a organização e desenvolvimento da análise dos dados. A metodologia está fundamentada nas características de investigação qualitativa em educação e nas fases de Modelagem Matemática, além da pesquisa exploratória e a análise documental como base para produção dos dados. A análise dos dados obtidos durante a pesquisa, teve foco no processo de modelagem e na construção do modelo no software GeoGebra, por meio de categorias elencadas a priori, em consonância com a teoria que embasa a pesquisa. Os resultados mostraram que o modelo construído pode ser classificado como físico de analogia, e que, embora não tenha preservado a característica de autossimilaridade dos fractais, é possível de ser desenvolvido na Educação Básica, e pode colaborar com o ensino e aprendizagem de Matemática.
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