Ciências e matemática do sol e do gnômon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n2-2020-53719

Palavras-chave:

Ensino de ciências e matemática, orientação, relógios de sol, gnômon

Resumo

Neste trabalho buscamos direcionar o processo de ensino-aprendizado de alguns conceitos matemáticos básicos por meio de observações simples do mundo em que vivemos.Por exemplo, as observações que foram feitas antes mesmo de Galileu, que apontou o primeiro telescópio para o céu há mais de 400 anos, inaugurando uma nova era na ciência. Algumas delas, como as investigações da projeção da sombra solar de um gnômon, experiências de observação da direção e tamanho da sombra para determinar o meridiano local, a construção da rosa dos ventos, medição de alturas e tamanhos de objetos inacessíveis, da circunferência da Terra, construção de relógios de sol, etc. pode motivar professores e estudantes a entender os movimentos da Terra e a importância do Sol e do seu carater multidisciplinar, gerando gosto nos estudantes pelas descobertas da ciência e da matemática. A reprodução desses experimentos pode contribuir para o aprendizado de medidas, ângulos, distâncias, bissetrizes, paralelismo, perpendicularismo, circunferência, triângulo, semelhança, regra de três, trigonometria, etc. A nossa proposta está alinhada com as competências, habilidades e eixos norteadores apontados pela Base Nacional Comum Curricular sugerindo a articulação entre as áreas do conhecimento, no que tange à representação, comunicação, pesquisa, entendimento e contexto sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Salvador, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Exerceu representações em vários órgãos colegiados, cargos de Chefia de Departamento e Coordenador de Curso e de vários Projetos de Extensão. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio - Matemática na Prática 2014-2016 e 2017-2019. Membro da diretoria da SBMAC biênio 2014-2015. Experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Ensino de Matemática com Ferramentas Computacionais e Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas no Ensino e aplicações nos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Profmat da UFSCar e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Matemática (GIPEM). Coordenador do Projeto de Extensão: Desmitificando a Ciência: Dúvidas e Desafios Matemáticos na BCo. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) e em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Pós-doutorado pela UCSD - University of California at San Diego - Departament of Bioengineering. (Fonte: Currículo Lattes).

Referências

AFONSO, G. Mitos e estações no céu tupi - guarani,Scientific American Brasil, 38 - 47, Nº 45, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 20 mar. 2020.

BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia, São Paulo, Edgard Blucher, 1998.

BOYER, C. B. História da Matemática, trad. Elza. F. Gomide, São Paulo, Edgard Blucher, 1996.

GEOGEBRA. Geogebra.org. Disponível em: https://www.geogebra.org/. Acesso em: 02 mar. 2020.

O GLOBO terrestre mais detalhado do mundo. Google earth. Disponível em: https://www.google.com/earth/. Acesso em: 05 abr. 2020.

HOGBEN, L. Maravilhas da Matemática, trad. P. M. da Silva, Porto Alegre, Globo, 1958.

FIERRO, J. La astronomia del México, México, Lectorum, 2001.

OLIVEIRA FILHO, K. S. e SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica, 2ªed., São Paulo, Livraria da Física, 2004.

ROHR, R. R. J. Sundials, History, Theory and practice, Dover, 1970.

SCANDIUZZI, P. P. Educação Indígena x Educação Escolar Indígena: Uma Relação Etnocida em uma Pesquisa Etnomatemática, Tese de Doutorado, UNESP, Marília, 2000.

SALVADOR, J. A. Ciências e Matemática do Sol e do Gnômon, Anais IVSEMAP, UFU, Ituiutaba, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7wGfu8ohZQSN1ZESHNaa3hYZ2s/edit?pli=1. Acesso em: 20 mar. 2020.

STELLARIUM. Stellarium.org. Disponível em: https://stellarium.org/pt/.Acesso em: 06 abr. 2020.

SOURCEFORGE. Celestia. Disponível em: https://sourceforge.net/projects/celestia/. Acesso em: 04 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

SALVADOR, J. A. Ciências e matemática do sol e do gnômon. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 63–82, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n2-2020-53719. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/53719. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Matemática Aplicada