Caracterização das propriedades dos aminoácidos por meio do Diagrama de Hasse associado ao rotulamento A do código genético
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57416Palavras-chave:
Álgebra, Reticulados Booleanos, Distância de Hamming, Biologia.Resumo
A aplicação de estruturas matemáticas na modelagem do código genético é algo que diversos pesquisadores vêm realizando, buscando caracterizar matematicamente o que o mundo biológico realiza. Dessas estruturas, os reticulados booleanos, diagramas de Hasse e a distância de Hamming, têm sido utilizados no processo de análise de fenômenos mutacionais, possibilitando uma análise físico-química dos aminoácidos, além permitir a caracterização algébrica do código genético. O matemático Claude E. Shannon foi o precursor da teoria de códigos e aplicou elementos de engenharia na biologia. As construções deste trabalho serão realizadas por meio do mapeamento das bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, timina/uracila, {A, C, G, T/U} com o anel Z4= {0, 1, 2, 3}, onde é possível obter 24 permutações, as quais podem ser divididas em 3 rotulamentos (A, B e C), de acordo com as características geométricas dos mesmos. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção dos reticulados booleanos e diagramas de Hasse primal e dual, cujas permutações são, respectivamente 0132 e 2310, do rotulamento A. Dessas construções será realizada uma análise das diferenças e semelhanças físico-químicas dos aminoácidos, por meio da caracterização biológica acerca das construções e dos cálculos das médias das distâncias de Hamming entre os códons, os quais poderão ser utilizados no processo de análise de fenômenos mutacionais.
Downloads
Referências
ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 2017.
DOMINGUES, H. H.; IEZZI, G. Álgebra Moderna. 4ª edição. São Paulo: Atual, 2003.
FARIA, L. C. B. D.; PALAZZO JÚNIOR, R. Existências de códigos corretores de erros e protocolos de comunicação em sequências de DNA. 2011. 322f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
FERNANDES, R. S; OLIVEIRA, A. J. Aplicações de Estruturas Algébricas na Modelagem do Código Genético. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2018.
GERÔNIMO, J. R.; FRANCO, V. S. Fundamentos da Matemática: uma introdução à lógica matemática, teoria dos conjuntos, relações e funções. 2ª edição. Maringá: Eduem, 2008.
HEFEZ, A.; FERNANDEZ, C. S. Introdução à Álgebra Linear. 1ª edição. Rio de Janeiro: SBM, 2012.
HIB, J.; ROBERTIS, E. M. F. Bases da biologia celular e molecular. Tradução de Antônio Francisco Dieb Paulo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
LIN, S.; COSTELO JR, D. J. Error Control Coding: Fundamentals and Applications. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1983.
MACWILLIAMS, F. J.; SLOANE, N. J. A. The theory of Error-Correcting Codes. Elsevier Science B. V., 1981.
OLIVEIRA, A. J.; PALAZZO JÚNIOR, R. Análise Algébrica dos Rotulamentos Associados ao Mapeamento do Código Genético. 2012. 105f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
ROCHA, A. S. L.; PALAZZO JÚNIOR, R. Modelo de sistema de comunicação digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de códigos corretores de erros. 2010. 165f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
SÁNCHEZ, R.; MORGADO, E.; GRAU, R. Gene algebra from a genetic code algebraic structure. Journal of Mathematical Biology, v.51, n. 4, p. 431-457, 2005.
SÁNCHEZ, R.; MORGADO, E.; GRAU, R. The genetic Code Boolean Lattice. MATCHCommun. Math.Comp.Chem, v. 52, n. 52, p. 29-46, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.