Teorema de Pitágoras

uma proposta de ensino para estudantes deficientes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72733

Palavras-chave:

Teorema de Pitágoras, deficiência visual, ensino de geometria, teoria sociocultural

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as potencialidades e as limitações de uma intervenção de ensino estruturada a partir de materiais táteis sobre o teorema de Pitágoras para alunos com deficiência visual. O estudo de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, fundamentado na teoria sociocultural de Vygotsky, contou com a participação de duas estudantes cegas que cursavam o 2.º ano do Ensino Médio em duas escolas públicas localizadas nos munícipios de Barueri e Itapevi, no estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a interação das estudantes com o material adaptado e a mediação do professor permitiram que as participantes explicitassem a zona de desenvolvimento proximal, o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, ficando nítida a transformação do desenvolvimento potencial e real.

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Biografia do Autor

  • Nasael Martins Luiz, Fundação Instituto de Educação de Barueri

    Mestre em ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos, coordenador da área de Matemática na Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb - antigo ITB) e professor de Matemática na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

  • Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU e colaborar no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

LUIZ, Nasael Martins; PIRES, Rogério Fernando. Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para estudantes deficientes visuais. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-72733. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/72733. Acesso em: 12 jul. 2025.

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