Teorema de Pitágoras
uma proposta de ensino para estudantes deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72733Palavras-chave:
Teorema de Pitágoras, deficiência visual, ensino de geometria, teoria socioculturalResumo
O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as potencialidades e as limitações de uma intervenção de ensino estruturada a partir de materiais táteis sobre o teorema de Pitágoras para alunos com deficiência visual. O estudo de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, fundamentado na teoria sociocultural de Vygotsky, contou com a participação de duas estudantes cegas que cursavam o 2.º ano do Ensino Médio em duas escolas públicas localizadas nos munícipios de Barueri e Itapevi, no estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a interação das estudantes com o material adaptado e a mediação do professor permitiram que as participantes explicitassem a zona de desenvolvimento proximal, o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, ficando nítida a transformação do desenvolvimento potencial e real.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1991. Tradução: Alvarez, M. J.; Santos, S. B.; Baptista, T. M.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Mãos que falam; mãos que vêem. O papel do sistema háptico no processo de objetificação do conhecimento matemático por alunos cegos. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Águas de Lindoia: PUC São Paulo, 2006. v. 1. 2006a.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. O processo de inclusão de alunos cegos nas aulas de matemática: as vozes dos atores. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindoia: SBEM, 2006. v. 1. 2006b.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Desconstruindo hierarquias epistemológicas no contexto das interações de alunos cegos com homotetia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 91–116, 2014.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento. Um Processo Sócio-Histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1993. (Série Pensamento e Ação no Magistério).
VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nasael Martins Luiz, Rogério Fernando Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os artigos publicados a partir de 2025 são licenciados sob a versão CCBY-4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.
- Os artigos publicados em anos anteriores a 2025 são licenciados sob a versão CC BY-NC 4.0.