Abordagem de objetos de conhecimento de matemática por meio de jogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71825

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, operações básicas, ensino e aprendizagem

Resumo

A crescente complexidade do mundo contemporâneo, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças socioculturais, demandam habilidades matemáticas substancialmente diferentes das necessárias em épocas passadas. A adoção de jogos como uma metodologia alternativa e a inserção de materiais concretos em atividades educacionais, auxiliam na construção e produção de conhecimentos necessários nesse cenário. Visando aproveitar esses instrumentos, propôs-se um projeto de extensão/pesquisa com três objetivos – estabelecer uma parceria com a escola campo; promover intervenções visando a aprendizagem das quatro operações básicas e cálculos com dinheiro, por meio de uso de materiais concretos e jogos matemáticos; e avaliar as competências adquiridas pelos
participantes. Ao final da investigação, os objetivos foram atingidos e obteve-se como resposta para a questão norteadora – Como a abordagem de objetos de conhecimento por meio de jogos influencia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental? – que essa abordagem influencia positivamente na construção de conhecimentos por parte dos envolvidos, bem como torna a relação com a matemática mais prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Pereira dos Santos, Universidade Federal de Catalão

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Durante sua graduação, foi bolsista da CAPES nos programas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica.

Marcos Fernandes Amorim, Universidade Federal de Catalão

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT).


Elida Alves da Silva, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Matemática (UnB). Docente da Universidade Federal de Catalão. Atua no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).


Porfírio Azevedo dos Santos Júnior, Universidade Federal de Catalão

Doutor em Matemática (UnB). Docente da Universidade Federal de Catalão. Atua no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Referências

AGRANIONIH, N. T.; SMANIOTTO, M. Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível. Erechim: EdiFAPES, 2002.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Acesso em: 19 out. 2023.

BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.

BRASIL. MEC. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 out. 2023.

CORDEIRO, E. M. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Matemática 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14006/1/ResolucaoProblemasAprendizagem.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

DATASENADO. Impactos da pandemia na educação no Brasil. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/

institucional/datasenado/materias/pesquisas/impactos-da-pandemia-na-educacao-no-brasil#:~:text=A%20principal%20percep%C3%A7%C3%A3o%20dos%

participantes,consequ%C3%AAncias%20graves%20no%

longo%20prazo.&text=Al%C3%A9m%20dos%20preju%C3%ADzos%

no%20ensino,relacionais%20dos%20filhos(as). Acesso em: 22

out. 2023.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo: Record, 2011.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015. Disponível em: https://ojs.

ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117/114. Acesso em: 22 out. 2023.

KAMII, C.; DECLARK, G. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1992.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.

br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

SARMENTO, A. K. C. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2010, Teresina. Anais [...]. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2010. p. 1-12.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

DOS SANTOS, M. G. P.; AMORIM, M. F.; DA SILVA, E. A.; SANTOS JÚNIOR, P. A. dos. Abordagem de objetos de conhecimento de matemática por meio de jogos. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 8–24, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71825. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71825. Acesso em: 23 nov. 2024.