Abordagem de objetos de conhecimento de matemática por meio de jogos
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71825Palavras-chave:
Jogos matemáticos, operações básicas, ensino e aprendizagemResumo
A crescente complexidade do mundo contemporâneo, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças socioculturais, demandam habilidades matemáticas substancialmente diferentes das necessárias em épocas passadas. A adoção de jogos como uma metodologia alternativa e a inserção de materiais concretos em atividades educacionais, auxiliam na construção e produção de conhecimentos necessários nesse cenário. Visando aproveitar esses instrumentos, propôs-se um projeto de extensão/pesquisa com três objetivos – estabelecer uma parceria com a escola campo; promover intervenções visando a aprendizagem das quatro operações básicas e cálculos com dinheiro, por meio de uso de materiais concretos e jogos matemáticos; e avaliar as competências adquiridas pelos
participantes. Ao final da investigação, os objetivos foram atingidos e obteve-se como resposta para a questão norteadora – Como a abordagem de objetos de conhecimento por meio de jogos influencia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental? – que essa abordagem influencia positivamente na construção de conhecimentos por parte dos envolvidos, bem como torna a relação com a matemática mais prazerosa.
Downloads
Referências
AGRANIONIH, N. T.; SMANIOTTO, M. Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível. Erechim: EdiFAPES, 2002.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Acesso em: 19 out. 2023.
BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.
BRASIL. MEC. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 out. 2023.
CORDEIRO, E. M. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Matemática 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14006/1/ResolucaoProblemasAprendizagem.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.
DATASENADO. Impactos da pandemia na educação no Brasil. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/
institucional/datasenado/materias/pesquisas/impactos-da-pandemia-na-educacao-no-brasil#:~:text=A%20principal%20percep%C3%A7%C3%A3o%20dos%
participantes,consequ%C3%AAncias%20graves%20no%
longo%20prazo.&text=Al%C3%A9m%20dos%20preju%C3%ADzos%
no%20ensino,relacionais%20dos%20filhos(as). Acesso em: 22
out. 2023.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo: Record, 2011.
GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015. Disponível em: https://ojs.
ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117/114. Acesso em: 22 out. 2023.
KAMII, C.; DECLARK, G. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1992.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.
br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.
SARMENTO, A. K. C. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2010, Teresina. Anais [...]. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2010. p. 1-12.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Gabriela Pereira dos Santos, Marcos Fernandes Amorim, Elida Alves da Silva, Porfírio Azevedo dos Santos Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.