Abordagem de objetos de conhecimento de matemática por meio de jogos
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71825Palavras-chave:
Jogos matemáticos, operações básicas, ensino e aprendizagemResumo
A crescente complexidade do mundo contemporâneo, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças socioculturais, demandam habilidades matemáticas substancialmente diferentes das necessárias em épocas passadas. A adoção de jogos como uma metodologia alternativa e a inserção de materiais concretos em atividades educacionais, auxiliam na construção e produção de conhecimentos necessários nesse cenário. Visando aproveitar esses instrumentos, propôs-se um projeto de extensão/pesquisa com três objetivos – estabelecer uma parceria com a escola campo; promover intervenções visando a aprendizagem das quatro operações básicas e cálculos com dinheiro, por meio de uso de materiais concretos e jogos matemáticos; e avaliar as competências adquiridas pelos
participantes. Ao final da investigação, os objetivos foram atingidos e obteve-se como resposta para a questão norteadora – Como a abordagem de objetos de conhecimento por meio de jogos influencia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental? – que essa abordagem influencia positivamente na construção de conhecimentos por parte dos envolvidos, bem como torna a relação com a matemática mais prazerosa.
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