O uso do Vicmetro como Instrumento para o estudo de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-70708Palavras-chave:
Vicmetro, triângulo retângulo, razões trigonométricas, sequência didáticaResumo
Diante das dificuldades dos alunos, no que se refere à assimilação de conteúdos matemáticos, e de uma parcela de professores, no que concerne à falta de recursos didáticos, pesquisas têm sido desenvolvidas nos últimos anos com o objetivo de produzir materiais concretos e manipuláveis para ajudar no ensino de matemática, e um deles, é o Vicmetro destinado para se mobilizar conhecimentos matemáticos, em especial, da trigonometria. Assim, esse estudo tem como intuito apresentar uma sequência didática fazendo uso do Vicmetro para o ensino de conceitos trigonométricos, com vista a mobilizar diferentes elementos do triângulo retângulo e suas razões trigonométricas. Para isso, pautou-se em uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram baseados na pesquisa bibliográfica e por fim, produziu-se uma sequência didática envolvendo esse instrumento. Ela foi composta por duas atividades, ambas envolvendo o Vicmetro, porém com focos distintos, a primeira visa identificar os diferentes elementos de um triângulo retângulo, como ângulos e catetos, e a segunda, mobilizar as distintas razões trigonométricas. Esse estudo se configura como uma proposta inicial para o uso do instrumento, visando que por meio dele os alunos possam não só verificar um resultado, mas coloquem em movimentos diferentes conceitos matemáticos em torno da construção de triângulo. Assim, esse trabalho busca promover por meio de uma sequência didática um ensino mais dinâmico e interativo.
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