Os números Híbridos de K-Leonardo

Autores

  • Milena Carolina dos Santos Mangueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. https://orcid.org/0000-0002-4446-155X
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-61534

Palavras-chave:

Sequência de Leonardo. Sequência de K-Leonardo. Números Híbridos. Números Híbridos de K-Leonardo.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre os números k-híbridos de Leonardo, a partir dos resultados obtidos sobre a sequência de Leonardo apresentado a princípio por Catarino e Borges (2019) e sobre o conjunto dos números híbridos, apresentado inicialmente por Özdemir (2018). De início, definiremos a k-sequência de Leonardo, sua recorrência e seus termos iniciais, e ainda, definiremos o conjunto dos números híbridos e propriedades inerentes a esses números. Com isso, ao longo do texto discutiremos a hibridização da k-sequência de Leonardo, que consiste em associar o conjunto dos números híbridos à k-sequência de Leonardo. Desse modo, apresentaremos uma nova recorrência, seus termos iniciais, sua extensão para os termos de índices não positivos, polinômio característico, forma matricial, função geradora, fórmula de Binet e propriedades vinculadas aos k-híbridos de Leonardo. Este trabalho tem o intuito de estudar e explorar a sequência de Leonardo e apresentar novos resultados matemáticos vinculados a esta sequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Carolina dos Santos Mangueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.

Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq – PQ2. Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestrado em Matemática pela Universidade de Coimbra. Doutorado em Matemática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Professor Associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

MANGUEIRA, M. C. dos S.; ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. Os números Híbridos de K-Leonardo. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 3, n. 5, 2022. DOI: 10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-61534. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/61534. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Matemática Pura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)