Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71673Palavras-chave:
Educação matemática, fração, perímetro, áreaResumo
O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de oficinas na plataforma GeoGebra com estudantes de 6º ano do ensino fundamental para trabalho com dois temas distintos: perímetro e área e frações. Foram utilizados materiais públicos existentes na plataforma GeoGebra para a criação das propostas que serão relatadas. O GeoGebra é um aplicativo livre que promove o trabalho colaborativo entre professores por meio de um acervo de materiais publicados por estes, então, na elaboração dessas propostas, foram feitas pesquisas na plataforma com o objetivo de aprender com outros professores e enriquecer a proposta construída. Em suma, a mediação do professor é essencial para que a utilização das tecnologias não perca o sentido e auxilie o professor a atingir seus objetivos de ensino e a estimular que os estudantes criem conhecimento de forma autônoma. A parceria entre a professora supervisora, professora coordenadora e o licenciando voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foram de suma importância para que essas propostas desenvolvessem os conceitos almejados nas aulas.
Downloads
Referências
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
D'AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, Brasília, ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.
GONÇALVES, W. V. O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como Professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra. 240 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista ``Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2016.
MARCO, F. F. de. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de Matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
MARCO, F. F. de. Estudo dos processos de resolução de problema mediante a construção de jogos computacionais de matemática no ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
SILVA, G. A. da; CANCIAN, Q. G.; MALACARNE, V. Matemática na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: o que é dito sobre as tecnologias digitais?. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 308-322, 2023.
ZAQUEU, A. C. M. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas. 2014. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
ZULATTO, R. B. A. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica}: suas características e perspectivas. 2002. 316 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Arianne Vellasco Gomes, Fabiana Fiorezi de Marco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.