Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71673

Palavras-chave:

Educação matemática, fração, perímetro, área

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de oficinas na plataforma GeoGebra com estudantes de 6º ano do ensino fundamental para trabalho com dois temas distintos: perímetro e área e frações. Foram utilizados materiais públicos existentes na plataforma GeoGebra para a criação das propostas que serão relatadas. O GeoGebra é um aplicativo livre que promove o trabalho colaborativo entre professores por meio de um acervo de materiais publicados por estes, então, na elaboração dessas propostas, foram feitas pesquisas na plataforma com o objetivo de aprender com outros professores e enriquecer a proposta construída. Em suma, a mediação do professor é essencial para que a utilização das tecnologias não perca o sentido e auxilie o professor a atingir seus objetivos de ensino e a estimular que os estudantes criem conhecimento de forma autônoma. A parceria entre a professora supervisora, professora coordenadora e o licenciando voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foram de suma importância para que essas propostas desenvolvessem os conceitos almejados nas aulas.

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Biografia do Autor

Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente, é estudante de graduação em Matemática - Licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia. Participou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 18 meses, de 2022 a 2024. Fez iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores que ensinam matemática: um estudo sob a perspectiva histórico-cultural (APQ-03108-17) por 14 meses, de 2023 a 2024. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU). É integrante da equipe organizadora dos projetos de extensão Resolução de Problemas com o GeoGebra desde 2022 e LEM de Portas Abertas desde 2023.

Arianne Vellasco Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é docente efetiva e atua como coordenadora da OBMEP no Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - CAP ESEBA/UFU. É membro do Corpo Editorial da Revista do Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais (Matemática Aplicada à Física Quântica), Unesp-Campus Bauru/SP, 2018; Mestre em Biometria (Matemática Aplicada nos sistemas biológicos), Unesp-Campus Botucatu/SP, 2014 e Graduada em Licenciatura em Matemática, UNESP-Campus Bauru/SP, 2011.

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

SILVEIRA, M. C. C.; GOMES, A. V.; MARCO, F. F. de. Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 44–60, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71673. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71673. Acesso em: 22 jul. 2024.