Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71673

Palavras-chave:

Educação matemática, fração, perímetro, área

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de oficinas na plataforma GeoGebra com estudantes de 6º ano do ensino fundamental para trabalho com dois temas distintos: perímetro e área e frações. Foram utilizados materiais públicos existentes na plataforma GeoGebra para a criação das propostas que serão relatadas. O GeoGebra é um aplicativo livre que promove o trabalho colaborativo entre professores por meio de um acervo de materiais publicados por estes, então, na elaboração dessas propostas, foram feitas pesquisas na plataforma com o objetivo de aprender com outros professores e enriquecer a proposta construída. Em suma, a mediação do professor é essencial para que a utilização das tecnologias não perca o sentido e auxilie o professor a atingir seus objetivos de ensino e a estimular que os estudantes criem conhecimento de forma autônoma. A parceria entre a professora supervisora, professora coordenadora e o licenciando voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foram de suma importância para que essas propostas desenvolvessem os conceitos almejados nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente, é estudante de graduação em Matemática - Licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia. Participou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 18 meses, de 2022 a 2024. Fez iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores que ensinam matemática: um estudo sob a perspectiva histórico-cultural (APQ-03108-17) por 14 meses, de 2023 a 2024. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU). É integrante da equipe organizadora dos projetos de extensão Resolução de Problemas com o GeoGebra desde 2022 e LEM de Portas Abertas desde 2023.

Arianne Vellasco Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é docente efetiva e atua como coordenadora da OBMEP no Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - CAP ESEBA/UFU. É membro do Corpo Editorial da Revista do Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais (Matemática Aplicada à Física Quântica), Unesp-Campus Bauru/SP, 2018; Mestre em Biometria (Matemática Aplicada nos sistemas biológicos), Unesp-Campus Botucatu/SP, 2014 e Graduada em Licenciatura em Matemática, UNESP-Campus Bauru/SP, 2011.

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.

Referências

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

D'AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, Brasília, ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.

GONÇALVES, W. V. O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como Professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra. 240 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista ``Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2016.

MARCO, F. F. de. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de Matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

MARCO, F. F. de. Estudo dos processos de resolução de problema mediante a construção de jogos computacionais de matemática no ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SILVA, G. A. da; CANCIAN, Q. G.; MALACARNE, V. Matemática na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: o que é dito sobre as tecnologias digitais?. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 308-322, 2023.

ZAQUEU, A. C. M. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas. 2014. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

ZULATTO, R. B. A. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica}: suas características e perspectivas. 2002. 316 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

SILVEIRA, M. C. C.; GOMES, A. V.; MARCO, F. F. de. Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 44–60, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71673. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71673. Acesso em: 24 dez. 2024.