Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323

Palavras-chave:

Séries iniciais, Blogs, Trabalho colaborativo

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa realizada por meio do trabalho colaborativo, que aconteceu em uma escola periférica da cidade de Uberlândia-MG, caracterizada como estudo de caso e tem uma abordagem qualitativa. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. O objetivo foi analisar se é possível promover uma alfabetização digital e conhecimento matemático através do uso da ferramenta Blog. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. Foram convidados para participar desse projeto os alunos que estavam cursando o quinto ano do EF. O projeto foi desenvolvido com 30 alunos, no segundo semestre de 2014, e outros 30, no primeiro semestre de 2015, utilizando os seguintes instrumentos: notas de campo produzidas por toda a equipe do projeto, fotografias e filmagens das atividades produzidas no laboratório de informática e em sala de aula, questionários, entrevistas, registros em espaço virtual: os blogs. A análise das pro- duções dos alunos do quinto ano com registros nos blogs. No que diz respeito à conclusão, a pesquisa demonstrou que blogs, softwares e dinâmicas diferenciadas de estudo atraíram a atenção dos alunos, deixando-os em sua maioria, instigados pelo desconhecido. O trabalho de produção de blogs, em grupos, desenvolveu nos estudantes a leitura e a escrita, tanto da linguagem materna como de símbolo e nomenclatura matemática. A interação dos alunos se tornou perceptível no decorrer do projeto, uma vez que propiciou o amadurecimento pessoal dos estudantes, o respeito, a tolerância e a cooperação mútua. Nesse sentido, concluímos que o projeto contribuiu sobremaneira para o processo de alfabetização dos alunos na linguagem materna, na matemática e na alfabetização digital.

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Biografia do Autor

Janaína Fátima Sousa Oliveira

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, atua em cargo efetivo da prefeitura de Uberlândia, na função de professora de matemática.

Viviane Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós- Graduação em Ciências e Matemática/Matemática.

Éliton Meireles de Moura

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), bolsista FAPESP, com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, como bolsistas CAPES/PDSE e contando ainda com o apoio do Lemann Center Visiting Scholar Program, promovido pelo Instituto Lemann, atuando como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Lemann Fellowship desde 2017. No campo acadêmico destaca sua participação como: colaborador no projeto PIBID FAMAT/UFU; Técnico Pedagógico do Projeto RIVED (Rede Iterativa Virtual de Educação) e Programador ActionScript desenvolvendo Objetos de Aprendizagens, animações em Flash e outras Programações em ActionScript; Presidente da Empresa Júnior de Matemática da Faculdade de Matemática da UFU, e, por fim, Bolsista do Programa Tutorial de Educação da Faculdade de Matemática (PETMAT/UFU). Tem interesse e experiência nas áreas de Matemática, com ênfase nas TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Maker; Educação Matemática; Formação de Professores; Informática e Ensino; Movimento Maker; Aprendizagem Criativa; Softwares Computacionais; Objetos de Aprendizagem; Jogos Educacionais; Modelagem Matemática; Biomatemática; Web design. (Fonte: Currículo Lattes).

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. S.; SOUZA, V. A. de; MOURA, Éliton M. de; SOUZA JUNIOR, A. J. de. Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 56–72, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50323. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática