Comparação de algoritmos de filtragem em séries temporais de NDVI/MODIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso de séries temporais de índices de Vegetação (IVs) necessita de uma etapa de pré-processamento, devido a ruídos causados pela dinâmica temporal. Para diminuir tal efeito, aplica-se técnicas de filtragem nas séries temporais, porém, não há consenso de qual é a técnica mais apropriada. Portanto, o objetivo é avaliar o desempenho dos filtros de média, mediana, Savitzky-Golay, 4253H twice, Whittaker 1 e 2, em séries temporais (2000-2015) de NDVI (filtros escolhidos por estarem implementados em R, exigirem poucos parâmetros de entrada, e indicação na literatura). Para cada ponto de referência das classes de cobertura agricultura, floresta, pastagem e silvicultura, foram geradas séries temporais ruidosas para cada nível de ruído (10%, 40% e 70%). O desempenho dos filtros foi comparado segundo o erro padrão encontrado. Os valores de RMSE dos filtros foram próximos para os três níveis de ruído. Nas simulações de 10% e 40% de ruído, o menor erro foi para o filtro de mediana e o segundo menor para o filtro 4253H twice. Para a simulação com 70% de ruído, o menor erro foi para o filtro de média, o segundo para o filtro de mediana e o terceiro para o 4253H twice. Entretanto, o filtro de mediana modificou mais a forma da série temporal em relação ao filtro 4253H twice. Os resultados geram conhecimento para futuros estudos que utilizem dados de IVs MODIS para análise da cobertura da terra no bioma Mata Atlântica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERNANDES, P. J. F.; VICENS, R. S.; FURTADO, L. F. de A. Comparação de algoritmos de filtragem em séries temporais de NDVI/MODIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 867–905, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45705. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45705. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").